O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO, a exemplo dos anos anteriores, participou das eleições deste domingo, colocando infra-estrutura e recursos humanos à disposição da Justiça Eleitoral de Araçatuba.
Foram cobertos 54 locais de votação, entre os quais as escolas que receberam os maiores contingentes de eleitores, como o Instituto de Educação Manoel Bento da Cruz (IE), o Paraisão, a Emei Leonísia de Castro e diversas escolas da Rede Estadual de Ensino. Bairros rurais como Engenheiro Taveira e Água Limpa também contaram com a colaboração de representantes da Instituição.
A coordenação dos trabalhos informou que 180 alunos dos cursos de Engenharias estiveram à disposição para cobrir o evento. Eles desenvolveram tarefas de suporte técnico nos equipamentos instalados, prestaram orientações aos eleitores e ao final das votações e foram os encarregados do transporte das urnas até o cartório eleitoral. Uma força policial fez a escolta do grupo para garantir a segurança.
Para realizar a cobertura foram disponibilizados cinco computadores, data-show, telão, impressoas a laser e equipamentos de xerox. Além disso, três veículos do UniSALESIANO também foram colocados à disposição para dar suporte geral nos locais de votação.
A parceria entre os Salesianos e a Justiça Federal começou em 1992, quando o Vice-Diretor do UniSALESIANO, Prof. André Luís Ornellas, propôs a participação de alunos dos cursos técnicos da Instituição no processo eleitoral, cujo aprendizado em sala de aula tinha afinidades com o modus operandi das eleições. Naquele ano, ao colocar em prática as ações de apoio e acompanhamento os participantes trabalharam por praticamente cinco dias e cinco noites seguidas para testar os serviços.
A partir de 1995 também os alunos da Faculdade de Tecnologia foram envolvidos no trabalho. Neste ano, uma comissão foi composta especialmente para acompanhar o processo eleitoral, integrada pelos professores André Luís Ornellas, Nelson Hitoshi Takiy, Francisco Antonio de Sousa, Eduardo Zambom e José Fernando Zanon, além dos técnicos em informática Jorge Bispo e Cláudio Pascoal.
Trata-se de um trabalho estritamente voluntário, através do qual os alunos iniciam um aprendizado em questões ligadas à cidadania e prestação de serviços comunitários. Quando estas parcerias são feitas, os estudantes visitam todos os locais de votação desde às 6 horas e permanecem à disposição da Justiça Eleitoral até o encerramento da apuração dos votos.