O UniSALESIANO padronizou, a partir deste ano, o estímulo aos acadêmicos do sexto ano de Medicina a se formarem no curso de ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support), em português, Suporte Avançado de Vida em Cardiologia.

Em 2023, a maioria da turma se inscreveu no curso que tem a certificação da AHA (American Heart Association), uma organização do Texas, nos Estados Unidos, que é responsável pela publicação científica de Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar (RPC) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE).

O Coordenador do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Poletto, explica que os inscritos receberão uma apostila para ser estudada durante um mês. Depois desse período, irão até a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, na capital – instituição credenciada, nos dias 27 e 28 de maio, para concluírem o processo.

“Em São Paulo, os nossos alunos farão um curso de imersão, de 16 horas e, depois, serão avaliados por meio de cinco provas práticas”, explicou.

Se forem aprovados, os acadêmicos ganharão uma certificação e uma carteirinha da AHA, que é válida por dois anos. “Trata-se de um diferencial para a carreira do médico e é exigida por vários hospitais, além de contar pontos na residência médica”, completou Poletto.

EXPERIÊNCIA

O curso de ACLS será ministrado pela médica Elizabete Silva dos Santos, formada no Instituto Dante Pazzaneze de Cardiologia. A profissional tem experiência na área de clínica médica e emergências cardiovasculares. Possui doutorado na área de cardiologia pela USP (Universidade de São Paulo).

O conteúdo do curso é composto por temas, como: manejo de desfibrilador/cardioversor manual, tratamento de parada cardíaca, acidente vascular cerebral, síndrome coronariana aguda, entre outros.

Felipe Abrantkoski Borges, acadêmico do 6º ano de Medicina do UniSALESIANO, se inscreveu para participar do curso de ACLS por acreditar que essa capacitação é fundamental para a segurança dos pacientes. “Os profissionais de saúde que o fazem têm mais chances de salvar vidas em situações de emergência cardíaca, garantindo um atendimento de qualidade para aqueles que necessitam”, explicou.

Já a acadêmica Tainá Fernandes Laurentino, também do 6º ano, afirmou ser algo que acrescenta muito na formação do aluno. “Além de ser um curso que ajuda a dar mais confiança para atender em plantões logo após formados”, completou.

Por sua vez, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, ressalta que um dos intuitos da Instituição é incentivar seus alunos a buscarem meios para que se tornarem excelentes em suas ocupações. “Esse incentivo é num todo e sabemos que os acadêmicos formados no UniSALESIANO são reconhecidos pelo mercado de trabalho por conta da perspicácia e empenho”, comentou.

Por fim, o Diretor-Geral do UniSALESIANO Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, ressaltou que a excelência acadêmica e profissional dos alunos também é o sucesso do UniSALESIANO. “Logo, a Instituição prima pela excelência dos seus”, concluiu.