Escritório de Assistência Judiciária Gratuita recebeu o nome do sacerdote

A próxima terça-feira, dia 7 de setembro, marcará a passagem dos 50 anos de falecimento de uma das mais queridas e carismáticas figuras da história de Araçatuba. Naquela data, no ano de 1960, morria o Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, vitimado por um grave acidente de carro quando se dirigia à cidade de Aparecida do Norte. No acidente faleceu também o seu motorista, Armando Carli.

A lembrança e o carinho das pessoas em relação ao Monsenhor Vitor eram e continuam sendo muito fortes em Araçatuba. Durante toda a sua vida sacerdotal realizou obras sociais e religiosas, ganhando a simpatia e o respeito de toda a comunidade.

Por conta desta admiração e impressionado com a devoção das pessoas ao religioso, o Padre Luigi Favero, Diretor Geral do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, decidiu homenageá-lo, inaugurando no dia 28 de novembro de 2007 o Escritório de Assistência Judiciária Gratuita do Curso de Direito mantido pela Instituição, dando ao novo órgão o nome do inesquecível Monsenhor. O escritório está instalado nas dependências do Centro Cultural da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA), um Departamento do UniSALESIANO, e conta com várias salas para atendimento ao público e espaço para recepção e biblioteca.

UM SER HUMANO EXEMPLAR – O Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei nasceu em Barra Mansa, no Estado do Rio de Janeiro, em 9 de dezembro de 1905. Em 1925, depois de frequentar o Seminário Arquiepiscopal de Maceió, em Alagoas, onde fez cursos de Humanidades e Filosofia, transferiu-se para o Seminário Provincial de São Paulo, quando iniciou o curso de Teologia. Em fevereiro de 1926 recebeu das mãos de Dom Santino Coutinho, arcebispo de Maceió, a sagrada tonsura.

Em 1940, depois de passar por várias cidades, onde desempenhou importantes funções religiosas, foi nomeado pároco de Araçatuba, tomando posse no dia 13 de abril. No dia 11 de março de 1952 foi agraciado com o título pontifício de Sua Santidade, o Papa Pio XII.

Extremamente habilidoso e afável, conseguiu influenciar e mobilizar congregações religiosas e membros destacados da sociedade para apoiarem a criação de instituições assistenciais em Araçatuba. Ele chegava ao ponto de unir-se aos voluntários e ir de casa em casa pedir apoio para as causas necessárias. Assim, colaborou muito para o surgimento de entidades como o Albergue Noturno, Creche Santa Clara de Assis e Casa da Criança, além de inúmeras outras participações em ações sociais e beneméritas. Também colaborou decisivamente para a construção do Colégio Salesiano em Araçatuba, hospedando o primeiro diretor da Instituição, Pe. Pedro Cometti, durante toda a fase de realização das obras da escola.

A notícia da morte do religioso, em 7 de setembro de 1960, causou comoção em toda a cidade por muitos dias. Várias solenidades e até mesmo os desfiles comemorativos daquela data foram cancelados. O cortejo fúnebre percorreu várias ruas da cidade e reuniu milhares de pessoas. Até hoje o seu túmulo no Cemitério da Saudade é um dos mais visitados.