Grande aceitação leva à oferta da terceira edição do programa

 

O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, em parceria com o INBRAPE – Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos, vai realizar a partir do dia 15 de fevereiro o Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública e Saúde da Família.

Com grande aceitação dos interessados, esta já é a terceira edição do Programa, atendendo profissionais de diversas áreas de formação, tais como enfermeiros, médicos, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos, dentre outros.

As aulas serão desenvolvidas as sextas-feiras, das 19 às 23 horas, e nos sábados pela manhã, das 8 às 12 horas, e à tarde, das 13h30 às 17h30. Estas atividades acontecem sempre com 21 dias de intervalo. O programa acompanha o mesmo procedimento das férias letivas dos demais cursos do UniSALESIANO.

O Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública e Saúde da Família terá uma duração de 20 meses, com aulas ministradas no Campus da Instituição, na Rodovia Senador Teotônio Vilela. Foram abertas 40 vagas para matrículas. Para se inscrever, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: fotocópia do Diploma ou Certificado de Graduação, fotocópia da Cédula de Identidade e do CPF, uma foto 3×4 recente, fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento e cópia do Curriculum Vitae.

Um corpo docente de alto nível contará com a participação dos seguintes professores: Annecy T. Giordani, Doutora em Enfermagem pela USP; Maria José dos Santos Rossi, Doutora em Ciências da Saúde pela UNICAMP/SP; Maria Luíza Hiromi Iwakura, Mestre em Saúde Pública pela UEL/PR; Aylton Paulus Jr., Mestre em Economia pela UEM/PR; Iara Aparecida de Oliveira Secco, Mestre em Saúde Coletiva pela UEL/PR; Márcia Eiko Karino, Mestre em Enfermagem pela USP/Ribeirão Preto/SP; Ayrton Petris, Mestre em Saúde Coletiva pela UEL/PR; e Edson Antonio de Souza, Especialista em Elaboração, Gerência e Avaliação de Projetos Governamentais, Administração Pública e Gerência de Cidades pela UEL/PR.

Outros docentes especialmente convidados são: Elma Mathias Dessunti, Doutora em Saúde Pública pela USP; Maria Elisa Cestari, Mestre em Enfermagem pela USP/Ribeirão Preto/SP; Marta Lúcia de Oliveira Carvalho, Doutora em Saúde Pública pela USP; e Rosângela Pimenta Ferrari, Mestre em Saúde Coletiva pela UEL/PR.

As disciplinas e ementas são as seguintes: Processo Saúde-Doença, Estado e Políticas Públicas, Modelos de Atenção à Saúde, Planejamento e Gestão Local, Processo de Orçamento Público, Estrutura e Funções do Órgão Gestor de Saúde, Sistemas de Informação em Saúde, Sistemas de Controle e Avaliação, Gestão de Recursos Humanos em Saúde, Gestão do Provimento de Recursos Materiais, Aplicação da Epidemiologia Básica na Construção do Conhecimento, Organização Sistêmica sob a Estratégia de Saúde da Família, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Metodologia do Ensino Superior.