O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba iniciou nesta segunda-feira e termina nesta sexta-feira a IV ENGETEC – Semana de Engenharia e Tecnologia. O evento, que está sendo realizado no Campus da Instituição, reuniu uma ampla programação de palestras técnico-científicas dirigidas aos acadêmicos dos cursos de Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica, Engenharia da Computação, Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas e ao público interessado.

A abertura oficial foi feita pelo Vice-Diretor Geral do UniSALESIANO, Prof. André Luís Ornellas, que no ato representou o Diretor Geral da Instituição, Pe. Luigi Favero, que se encontra em viagem ao exterior. Ele falou da importância da realização da ENGETEC, que já se tornou um evento esperado pela comunidade acadêmica e profissional das áreas enfocadas.

O Prof. André lembrou que há carência de engenheiros no mercado de trabalho e que, portanto, os acadêmicos participantes escolheram uma carreira bastante promissora para sua formação profissional.

Comentou também a importância da promoção das Semanas de Engenharia e Tecnologia, uma oportunidade que os estudantes e demais interessados devem saber aproveitar. “Estes eventos e as palestras são grandes incentivos e estímulos para um melhor direcionamento de carreiras no mercado de trabalho”, disse.

A primeira palestra da IV ENGETEC foi proferida pelo empresário Samir Nakad, delegado do SINBI junto à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; coordenador adjunto do Departamento de Ação Regional (DEPAR) da FIESP na região de Araçatuba; e presidente do SINDIFRANCO – Sindicato das Agências de Correio Franqueadas do Estado de São Paulo.

Ele fez comentários sobre a expansão que o mercado regional de trabalho vai experimentar por conta das novidades que estão surgindo. Ele se referia à construção da uma usina produtora de bioenergia em um terreno de 130 alqueires localizado em frente ao Campus do UniSALESIANO, pelo Centro Tecnológico de Bioenergia (CTBio), onde também ficará sediada uma unidade da União das Destilarias do Oeste Paulista (UDOP), e de um mega shopping, chamado Arabi, que será erguido na divisa de Araçatuba e Birigüi, às margens da Rodovia Mal. Rondon.

Após exibir uma maquete do projeto do CTBio e de mostrar gráficos e estatísticas em uma projeção, destacou que estas conquistas do empresariado certamente provocarão uma grande oferta no número e nível de empregos, com a conseqüente necessidade da preparação e utilização de mão-de-obra especializada.

“Com isso outros temas de importância também serão discutidos, como a valorização e necessidade dos meios de transportes representados pela ferrovia, hidrovia e rodovia, além de conjuntos habitacionais que precisarão ser construídos para abrigar novos profissionais que vão trabalhar na automatização dos processos e suas famílias”, comentou.

Samir Nakad foi mais além, apostando que graças ao projeto do CTBio, do shopping Arabi e das necessidades que eles naturalmente criarão, também outros segmentos da indústria e comércio serão beneficiados, pois deverão produzir bens de consumo para todo este novo contingente de pessoas que aqui vão se instalar.

Participaram, também, da solenidade de abertura oficial da IV ENGETEC, Maurício Longini Barbeiro, membro da Diretoria de Produtos do Banco Real, e José Henrique Galeti, engenheiro projetista na área de automação, que apresentará a primeira palestra desta terça-feira, às 8h30, na Sala 68, Auditório B, no 1º andar do Bloco A do Campus.

As palestras prosseguirão depois com a presença de engenheiros especialistas em redes de telecomunicações, automação, robótica e telemetria, além de professores doutores e chefes de departamentos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp de Ilha Solteira.

Muitos destes profissionais estão sendo enviados como mensageiros de empresas nacionais e multinacionais como a Parker, Mapdata, Arktos, Momesso, Werk-Schot Penumática e Techtronic Automation. Também vão participar colaboradores de organizações como a Softline Sistemas e Soluções, IMF Indústria Metalúrgica Fabrão, Acqua-Vita e Microway.

Clique aqui e acompanhe a programação direcionada aos acadêmicos de Engenharia de Telcomunicações e Engenharia Mecatrônica da IV Semana de Engenharia e Tecnologia.

Clique aqui e acompanhe a programação direcionada aos acadêmicos de Engenharia da Computação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas da IV Semana de

O Prof. André Luís Ornelas, Vice-Diretor Geral do UniSALESIANO, fala na abertura solene da IV ENGETEC