O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatubainiciou na manhã e noite desta segunda-feira a 9ª Semana de Enfermagem, que neste ano discute o tema Interfaces no cuidado de enfermagem. O evento teve a abertura oficial nos dois períodos conduzida pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que estava acompanhado da coordenadora do curso, professora Cláudia Cyrillo, e docentes da área.

A apresentação artística da abertura, realizada pela manhã, ficou a cargo do Grupo Inkantos. À noite, a Orquestra Jovem de Repertório Livre, sob a regência do maestro Areobaldo Monfredini, apresentou um repertório composto por músicas brasileiras e internacionais.

Ao dirigir-se à plateia, o Pe. Luigi destacou a importância da atuação dos enfermeiros, comparando a sua ação aos milagres de Jesus Cristo. “Muitos dos milagres praticados por Jesus tinham relação com a cura de enfermos e o enfermeiro, ao ficar ao lado de um paciente, demonstra ter um dom especial”, disse ele. Citou, também, passagens bíblicas. Por último, fez uma nova comparação, desta vez entre o curso de Enfermagem e uma criança de 9 anos. “Esta é a 9ª. Semana de Enfermagem e uma criança quando tem esta idade já consegue discernir sobre muitas coisas e até fazer escolhas”, concluiu.

Na primeira palestra realizada, às 8h15, Marcos Morais, enfermeiro da Organização de Procura de Órgãos (OPO), da Fundação da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, abordou o tema Aspectos gerais sobre doação de órgãos. Às 20h15, a enfermeira Anne Cristina de Faria Cocato, do Centro de Oncologia Bucal, da Unesp de Araçatuba, falou sobre Interpretação do eletrocardiograma.

A 9ª. Semana de Enfermagem prosseguirá até a próxima quinta-feira, com a apresentação de novas palestras e minicursos.