Palestras e mesa-redonda destacam a relação paciente/tratamento

O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatubainiciou nesta segunda-feira, às 19h30, a 10ª Semana de Enfermagem, que neste ano destaca o tema O enfermeiro como agente facilitador e confiável na relação paciente/tratamento. O evento prosseguirá até a próxima sexta-feira, dia 17, sendo que a partir desta terça-feira, as atividades acontecem também pela manhã.

A abertura solene foi presidida pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que estava acompanhado da professora Edilaine Sgoti Padovês, que no ato representava a coordenadora do curso de Enfermagem, Cláudia Cyrillo.

O Pe. Luigi parabenizou os enfermeiros pela passagem de seu dia e lembrou o exemplo de ex-alunos do UniSALESIANO que honram a Instituição. Citou o caso da própria palestrante da noite, a enfermeira Flávia Amaral, que obteve sua graduação na Instituição e comentou também a trajetória de uma outra ex-aluna que venceu um concurso e hoje trabalha no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele se referiu, ainda, ao Dia das Mães, lembrando que todo enfermeiro deve ser “não somente um profissional da saúde, mas uma mãe ao lado do doente e daquele que sofre”.

Na primeira palestra da 10ª Semana de Enfermagem, a enfermeira Flávia Amaralapresentou o tema Terapia infusional em oncologia. Ela foi graduada pelo UniSALESIANO e fez Pós-Graduação em Oncologia pela Famerp, atuando presentemente no Centro de Tratamento Oncológico da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba.

Nesta terça-feira, pela manhã, Maria Olívia Sílvia Lellis, psicóloga clínica com atuação no Instituto de Terapia Cognitivo-Comportamental – ITEC, de Araçatuba, discorreu sobre o tema Impacto da doença crônica para o paciente e a relação com seus cuidadores.

Acompanhe, a seguir, a sequência da programação, com palestras, mesa-redonda e seus respectivos apresentadores e participantes.

Dia 14 – 20h15 – Palestra: Insuficiência renal, a ser ministrada pelo Dr. Luís Cláudio Lima, nefrologista e intensivista da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba

Dia 15 – 8h15 – Mesa-redonda sobre o tema Internação compulsória de dependentes químicos – Discussão com profissionais da área de Saúde Mental do Hospital Benedita Fernandes de Araçatuba e com o coordenador do curso de Direito do UniSALESIANO, professor Helton Laurindo Simoncelli.

20h15 – Palestra: Atualizações do calendário nacional de vacinação, com apresentação de Lucila Bistaffa de Paula, graduada pelo UniSALESIANO e enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Araçatuba

Dia 16 – 8h15 – Palestra: Urgência e Emergência no atendimento pré-hospitalar, a ser ministrada por Carlos Alberto Honório, enfermeiro, bombeiro e técnico de segurança do trabalho; pós-graduado em Enfermagem do Trabalho pelo UniSALESIANO e pós-graduado em Docência

20h15 – Palestra: Norma regulamentadora – NR 32, a cargo de Jonathan Campos de Novaes, enfermeiro responsável pela equipe de Enfermagem do SAMU, 2012 e que presentemente atua como enfermeiro do Pronto Socorro Municipal de Araçatuba. Ele é Pós–graduado em Enfermagem do Trabalho, UTI e Emergência.

Dia 17 – Campanha de doação de sangue para o Hemocentro de Araçatuba