O UniSALESIANO inaugurou oficialmente, no dia 5 de setembro, o novo Tribunal do Júri, espaço acadêmico dedicado ao Curso de Direito, que agora é denominado Pe. Arlindo Pereira de Lima, em homenagem ao salesiano e doutor em Direito que marcou a história da Instituição.
A cerimônia contou com a presença de acadêmicos, professores e educadores, além de membros da Reitoria. Na abertura do evento, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, destacou a trajetória de Pe. Arlindo, ressaltando sua dedicação à educação e à pastoral: “Ele foi Pró-Reitor de Ensino quando nos tornamos centro universitário, em 2005 e, mais tarde, voltou como Pró-Reitor de Pastoral. Uma vida inteira dedicada à educação, especialmente na área do Direito”, lembrou.
Em seguida, o chanceler emérito da Instituição, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, compartilhou lembranças pessoais do homenageado, destacando sua combinação única de rigor acadêmico e proximidade com as pessoas. “Pe. Arlindo era um salesiano que amava estudar e se aprofundou nas ciências do Direito com seriedade, mas também sabia envolver jovens, crianças e toda a comunidade. Ele promovia festas, gostava de futebol, música e folclore. Era um clássico popular, sempre próximo das pessoas e extremamente dedicado ao seu ministério”, citou.
A Coordenadora do Curso de Direito, Profª. Cibele Rodrigues, ressaltou que a renovação do espaço foi pensada nos alunos, para que eles possam colocar em prática toda a teoria aprendida com os professores.
“O Tribunal do Júri servirá para sessões simuladas, audiências a partir do sétimo termo e metodologias ativas aplicadas nos demais termos. Cada detalhe foi planejado com muito carinho para que o espaço fosse acolhedor e útil ao aprendizado. Espero que todos aproveitem ao máximo essa oportunidade”, frisou.
Durante a solenidade, foi descerrada a placa de inauguração, pelo Pe. Paulo, Pe. Gildásio, pelo Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, e pela Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme de Moura, oficializando o nome do espaço e reforçando a importância de preservar a memória de Pe. Arlindo, reconhecido por sua contribuição à formação acadêmica e pastoral no UniSALESIANO.
O evento foi encerrado com uma simulação de Júri, tendo como personagens alunos do Direito e também do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”.