O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu nesta terça-feira, à noite, a inauguração da sala destinada ao Tribunal do Júri, espaço onde serão feitas as práticas do exercício da advocacia pelos acadêmicos participantes do Curso de Direito mantido pela Instituição.
Após descerrar a placa denominativa, gesto que teve a participação de alunos representantes das várias turmas, o Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição pediu a todos que orassem em agradecimento à nova conquista.
“O coração de uma Universidade é a Biblioteca, mas um Tribunal do Júri como este também é importante para que aqui se exerça a prática profissional”, afirmou. Ele disse que todos estavam vivenciando um momento histórico e fez comentários sobre um texto bíblico.
Explicou que a sala recebeu o nome do Senador Romeu Tuma por se tratar de uma figura pública exemplar, de reputação ilibada e que muito contribuiu com o UniSALESIANO. Justificou a ausência do homenageado, que enviou carta de agradecimento lembrando que no mesmo dia se encontrava em Nova York, representando o Senado Federal durante a realização da 61a. Assembléia Geral da ONU. A carta foi lida na íntegra para todos os presentes.
Convidado a falar, o coordenador do Curso de Direito, Helton Laurindo Simoceli, destacou que o Tribunal do Júri é um dos ambientes próprios para o aprendizado do estudante da área, pois é ali que serão vivenciadas audiências simuladas. Por sua vez, Reinaldo Roberto Dainez, diretor da Constroen, empresa encarregada da construção do prédio do Campus, disse esperar “que aqui sejam educados os verdadeiros homens de que a boa justiça precisa”.
O professor André Luís Ornellas, Vice-Diretor do UniSALESIANO, destacou que “poucas Faculdades contam hoje com o ciclo completo para as práticas pedagógicas, oportunidades estas que a Instituição está colocando ao alcance dos seus acadêmicos. Agradeceu a presença da Missão Salesiana em Araçatuba e o fato dela proporcionar uma excelente qualidade de ensino para todos. “Temos uma bandeira para mostrar e agora é só estudar e usufruir desta nova conquista”, completou.
Retomando a palavra, o Pe. Luigi lembrou que nos próximos dias será inaugurado, também, o escritório modelo para a Assistência Jurídica, cujas obras estão em seu estágio final no espaço da UNA. “Trata-se de um lugar estratégico e privilegiado, que vai atender todos aqueles que precisam deste importante serviço”, destacou.
Antes de encerrar a solenidade, agradeceu os acadêmicos por acreditarem no UniSALESIANO. “Havia um projeto e vocês acreditaram nele, confiando em nossa capacidade. A história se faz acreditando nas conquistas que virão e valeu a pena vocês confiarem e terem a crença de que nossos sonhos se tornariam realidade”, concluiu.
Nesta quarta-feira, às 8h30, uma outra solenidade marcou a apresentação do Tribunal do Júri para os acadêmicos que estudam no período da manhã.
TRIBUNAL DO JÚRI – O Tribunal é um espaço onde os alunos poderão, de forma simulada, ter contato com todo o desenrolar dos acontecimentos que envolvem um júri, ou seja, os procedimentos onde são apurados e julgados os crimes dolosos contra a vida.
Trata-se de um exercício importante pois nele há a característica de que tais acontecimentos devem contar necessariamente com a participação direta do povo através dos jurados, que são cidadãos de boa conduta e reputação ilibada e que vão decidir o destino do réu que atentou contra a vida de outra pessoa.
Arquiteto Emílio Ruas Teixeira e esposa; Reinaldo Roberto Dainez e esposa, da Constroen; Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO; Vice-Diretor André Luís Ornellas; e o coordenador do Curso de Direito, Helton Laurindo Simoceli