O UniSALESIANO inaugurou o COMULTI (Complexo de Multimídia), na noite do dia 17 de agosto. Trata-se de um espaço inovador e tecnológico, que tem o objetivo de atender às novas demandas educacionais, em formato multimídia, levando a missão educacional da instituição a outros patamares, possibilitando acesso, mobilidade e dinamismo.
O Diretor-Geral do UniSALESIANO, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, esteve presente na solenidade de inauguração, junto com o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, coordenadores de cursos, professores e acadêmicos do Curso de Publicidade e Propaganda.
“Esse espaço foi sonhado antes da minha chegada e, quando assumi, encontrei o projeto meio adormecido. Então, decidimos investir no COMULTI, com uma ampliação de ambientes de gravações de conteúdos acadêmicos e a sala de podcast”, explicou.
Pe. Erondi ressaltou que uma instituição acadêmica é viva quando tem a circulação de acadêmicos e uma estrutura que ofereça aperfeiçoamento e aquisição de conhecimento. “E quanto mais nossos alunos têm sucesso, mais demonstram o sucesso de nossa instituição”, frisou.
INVESTIMENTOS
O Coordenador do Departamento de Marketing do UniSALESIANO e docente do Curso de Publicidade e Propaganda, Prof. Maikon Malaquias, ressaltou que o COMULTI colabora para a evolução do ensino acadêmico, pois recebeu um alto investimento em sua composição. “Trata-se de um complexo com mais de 240 m², construídos estrategicamente no Bloco B do Campus de Araçatuba, com entrada acessível para os acadêmicos, docentes e demais convidados. Já na porta lateral, ao ambiente externo, dá para entrar grandes objetos, por exemplo, um veículo”, contou.
O estúdio principal possui um pé direito (altura até o teto) de 4.6m. O COMULTI possui diversos ambientes: um estúdio principal, com possibilidades de aulas dinâmicas, com quatro câmeras de vídeos profissionais, três aparelhos de teleprompter, monitores de retorno, iluminação profissional, chroma-key, fundo infinito retrátil, monitor de 75 polegadas touch screen, comunicação interna com switcher. Duas ilhas de edições, camarim, um switcher, dois estúdios para gravação EAD, duas salas de controle para os estúdios EAD.
“E o grande diferencial, o estúdio de PodCast, com toda infraestrutura inspirada nos maiores PodCasts do país, com câmeras remotas, sistema de som shure, mesa de áudio digital, controladoras de câmeras, mini-atem, entre diversos outros equipamentos, além do cenário futurista e totalmente customizável de acordo com o tema abordado. Todos os ambientes (estúdios) foram pensados para utilização offline e online (transmissões)”, explicou Malaquias.
Dentre os equipamentos de última geração, Malaquias cita as câmeras remotas com controladores, usadas no estúdio de PodCast; o sistema de som shure. “No estúdio principal, temos um monitor de 75 polegadas com sistema touch screen para dinamizar as aulas, onde professor poderá interagir com apresentações e softwares específicos, usando o toque na tela do monitor como se fosse uma lousa virtual”, disse.
Ele afirmou que os estúdios EAD são a evolução das aulas remotas, com captação de áudio com qualidade e imagem com alta resolução, em um ambiente mais compacto e intimista para o professor.
O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, enalteceu a Reitoria pelo investimento dedicado ao COMULTI, lugar referência em tecnologia e aprendizado de qualidade para toda a comunidade acadêmica.
HOMENAGEM
O COMULTI leva o nome do Pe. Luís Marconetti, SDB, uma homenagem ao salesiano nascido na Itália, em 29 de setembro de 1928. Pe. Luís entrou na Congregação Salesiana aos 20 anos de idade, na Casa Salesiana de San Bernardino.
Chegou ao Brasil no dia 13 de novembro de 1956, fez seus votos perpétuos no Instituto São Vicente (ISV), em 25 de julho 1959. Foi ordenado sacerdote por Dom Pedro Massa, SDB, no dia 8 de dezembro de 1963, em São Paulo (SP).
Atuou como coordenador de pastoral, coordenador de estudos, professor e diretor de comunidades salesianas em Campo Grande (MS), Araçatuba (SP) e Indápolis (MS).
“Pe. Luís Marconetti foi nosso professor, meu e do Pe. Paulo. Em qualquer lugar do mundo que ele ia, falava que Araçatuba era como sua casa. Então, foi uma forma de homenagearmos a memória dele, que faleceu em 2014”, lembrou Pe. Erondi.