Monumento é cópia fiel do existente na França e encanta a todos pela sua beleza
O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba inaugurou nesta terça-feira, às 9 horas, uma gruta que foi construída e dedicada a Nossa Senhora de Lourdes. Na celebração, o Padre Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, lembrou que teve a ideia de erigir a gruta durante uma de suas muitas visitas a Lourdes, que se situa na região da cordilheira dos Pirineus, entre a França e a Espanha.
O monumento foi feito obedecendo a todas as características da gruta existente na França, com uma queda d´água em cascata e dotada de iluminação especial para o período noturno. O Padre Luigi tirou muitas fotos da construção original, na Europa, e orientou funcionários do UniSALESIANO para que seguissem rigidamente as formas lá existentes. O trabalho atingiu um resultado surpreendente, reproduzindo com detalhes o monumento. Ele destacou que a gruta servirá como local de orações, de reflexões e de visitação.
Um grande público, composto de acadêmicos e funcionários, lotou o gramado diante do local onde foi construída a gruta. No momento do descerramento da imagem houve grande emoção e os presentes iam, um a um, molhar as mãos e fazer o sinal da cruz. A imagem de Nossa Senhora de Lourdes veio de São Paulo e representa um verdadeiro trabalho de arte
Ao iniciar o ato de inauguração, o Padre Luigi explicou a todos a história de Lourdes. Disse que as aparições começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, quando Bernadette Soubirous, camponesa com 14 anos, viu a imagem de uma mulher vestida de branco na gruta de Massabielle, próxima à cidade, enquanto recolhia lenha com a irmã. Ao ter a visão, Bernardette ouviu da imagem: “Não tenha medo, porque eu sou a Imaculada Conceição”. A senhora de branco apareceu também em outras ocasiões para Bernadette até quando a jovem completou 17 anos de idade.
Bernadette Soubirous foi canonizada como santa e os católicos acreditam que suas visões eram mesmo da Virgem Maria. O Papa Pio IX autorizou o bispo local para permitir a veneração da Virgem Maria em Lourdes, em 1862.
O ato de inauguração da gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, no UniSALESIANO de Araçatuba, será realizado novamente nesta terça-feira, às 20h45, para os acadêmicos que estudam no período noturno.
Clique aqui e veja a oração lida e comentada pelo Padre Luigi Favero.