A solenidade de abertura da 16ª Semana Jurídica do UniSALESIANO foi realizada na noite do dia 21 de outubro com homenagens, discursos e palestra dentro do auditório Papa Francisco, lotado de acadêmicos e professores.
O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, fez o discurso de abertura do evento e enalteceu o o curso de Direito da Instituição pelo seu amadurecimento e bom desempenho, dando como exemplo o aumento do número de alunos aprovados (67%) no Exame da Ordem, superando a média nacional (25%).
Pe. Luigi disse também que a formação universitária não é apenas técnica, mas também humana e, no UniSALESIANO, o aluno possui esse diferencial.
Em seguida, o Reitor, o presidente da 28ª Subseção da OAB de Araçatuba, Sandro Laudelino Ferreira Cardoso, e o coordenador do curso de Direito, Profº Helton Laurindo Simoncelli, fizeram uma homenagem aos alunos aprovados na prova da OAB, com a entrega de menção honrosa, agenda e caneta personalizada.
A noite se encerrou com a palestra “Crimes Sexuais: recentes alterações e temas controversos”, ministrada pelo promotor do Estado de São Paulo, Doutor Rogério Sanches Cunha, de uma forma didática e cativante. “O palestrante falou sobre a atualização dos artigos relacionados aos crimes sexuais. Conseguiu prender a atenção do público num clima bem leve e agradável”, afirmou o coordenador do curso.
A 16ª Semana Jurídica, que tem como tema “Fontes Materias do Direito: Novos Horizontes”, vai até o dia 25 de outubro com palestras ministradas pelos professores do curso durante as manhãs e também salas temáticas onde os alunos fazem a apresentação de seus trabalhos de conclusão de curso.
As palestras da noite acontecem na quarta e quinta-feira: “Ativismo e voluntarismo judicial”, pelo Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de SP, Doutor Renato Soares de Melo Filho – dia 23; e “Protagonismo judicial: perspectivas constitucionais”, pelo Procurador do Estado de SP, Doutor Aylton Marcelo Barbosa da Silva, e o lançamento do livro “Liberdade de Expressão, Honra, Imagem e Privacidade: os limites entre o lícito e ilícito”, do advogado e professor universitário, Doutor Carlos Frederico Barbosa Bentivegna – dia 24.
A Semana Jurídica terá uma festa de encerramento, no dia 25 de outubro, às 20h, na Cervejaria Avenida.