A solenidade de entrega do “Prêmio Mérito Acadêmico do UniSALESIANO” foi realizada na noite do dia 25 de novembro, na Igreja Universitária, com a presença de 163 acadêmicos homenageados com os certificados Summa cum Laude (com sumo louvor) e Magna cum Laude (com grande louvor).
O evento contou com a participação de membros da Reitoria do UniSALESIANO: Diretor-Geral de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme Moura; dos coordenadores de cursos, professores, familiares, amigos dos acadêmicos, e da vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor.
Pe. Erondi fez a leitura do Evangelho de Mateus 25: 14-23, que trata da Parábola dos Talentos. “Estamos todos aqui, hoje, em um dia que, simbolicamente, é um reencontro com o Senhor, e vocês estão entregando de volta o que foi investido em cada um de vocês. Como diz a parábola, o Senhor distribui os dons conforme a capacidade do outro, mas temos que oferecer o melhor de nós, não restos”, disse.
Ainda segundo o padre, quem oferece restos para as coisas, voltam para si mesmo. “Na parábola, quem ganhou cinco, entregou mais cinco. Quem recebeu dois, entregou quatro, mas para quem é preguiçoso, como o que recebeu um e enterrou, até o que é dado, morre. Todas as oportunidades se afundam”, explicou.
Dessa forma, o Diretor-Geral aconselhou os acadêmicos a darem o melhor, em todos os aspectos, e tudo florescerá.
Em seguida, o Pró-Reitor, André Ornellas, fez a leitura do Prêmio Mérito Acadêmico, instituído por meio da Portaria do Reitor – n.° 04/2018. O prêmio tem por objetivo premiar os alunos de cada curso de graduação que se destacaram, durante a formação, com aproveitamento e desempenho acadêmicos excepcionais.
CRE
Segundo o documento, para seleção dos homenageados é calculado o coeficiente de rendimento escolar (CRE), que abrange as notas de todas as disciplinas cursadas na graduação. Aqueles que possuem CRE entre 8,5 e 8,9 recebem o diploma Magna Cum Laude (com grande louvor). Neste ano, foram 99. E os que alcançam coeficiente igual ou superior a 9 são agraciados pela Summa Cum Laude (com o máximo louvor). Neste ano, foram 64. “O prêmio é registrado no histórico escolar do aluno”, ressaltou Ornellas.
Após a entrega dos certificados aos homenageados, Pe. Erondi deu a benção final e convidou todos para a foto oficial.