O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou nesta sexta-feira, à noite, a solenidade de formatura de suas primeiras turmas dos cursos de Administração Sócio-Ambiental e Turismo, iniciados em 2004. O evento, presidido pelo Diretor Geral da Instituição, Pe. Luigi Favero, teve início com uma celebração religiosa.
“Tudo que é bom vem de Deus e o mistério de sua sabedoria está em cada um de nós. Pedimos que Ele abençoe a todos aqueles que ajudaram vocês a se formarem e O agradecemos pela vida e pela conquista destes jovens e para que sejam bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes”, comentou. Ele lembrou que uma formatura sempre começa com uma celebração “porque temos a presença de Deus entre nós”.
O Pe. Luigi saudou todos os formandos, pais, familiares e convidados presentes e comentou uma passagem da missa realizada na noite anterior. Segundo ele, uma aluna disse que “estudar não é fácil, exige sacrifícios e faz o filho ficar por um bom tempo longe dos pais e da família”. Mas ele a tranqüilizou, respondendo que “quando chegar a hora da formatura, como a desta noite, você perceberá que tudo compensou e valeu a pena”.
Comentou também a “passagem rápida” dos quatro anos dos cursos e destacou o fato de serem os primeiros formandos do UniSALESIANO nas áreas de Administração Sócio-Ambiental e de Turismo. “Na vida tudo é sacrifício, mas há alegrias, festas e conquistas e vocês podem dizer agora que chegaram a um dos momentos mais importantes de suas vidas”, disse. Destacou que os acadêmicos nunca estiveram sozinhos, pois contavam com os pais, a família, os professores e os amigos.
Elogiou a todos por terem estudado e concluído os cursos, lembrando que quem conta com um diploma no nível Superior terá as portas abertas para trabalhar.
A cerimônia teve grandes momentos de emoção vivenciados durante os discursos. A oradora da Turma de Turismo, Alessandra Aleixo dos Santos, destacou a presença e participação de pessoas importantes na formação dos acadêmicos. “Estamos preparados para os desafios que virão, tenham a certeza de que somos bons profissionais e seremos ainda melhores amanhã”, disse.
Já a oradora que representava a turma de Administração Sócio-Ambiental, Janaína Maria Albuquerque Florido dos Santos, falou do orgulho de fazer parte do UniSALESIANO, “uma Instituição que acreditou no ensino e que colocou à nossa disposição os melhores professores, coordenadores e uma grande equipe”.
Os paraninfos também fizeram discursos emocionados. Homenageado pela turma de Administração, o professor Sidnei Pereira dos Santos, citando parte de um texto do poeta árabe Khalil Gibran, destacou: “Homem algum poderá revelar-vos senão o que já está meio adormecido na aurora do vosso entendimento. O mestre que caminha à sombra do templo, rodeado de discípulos, não dá de sua sabedoria, mas sim de sua fé e de sua ternura”.
Por sua vez, o paraninfo da turma de Turismo, professor Luís Gustavo Corrêa, lembrou que o setor é o que mais cresce no mundo e um dos que mais abrem perspectivas de emprego. Dirigindo-se aos formandos, disse: “Vocês estão plenamente preparados para exercer a profissão”.
Os pais, convidados a ficar em pé, receberam homenagem dos formandos. Representando as duas turmas, a acadêmica Cibele Caroline Rafael pediu que cada pai e cada mãe ouvissem em sua voz a voz de seus filhos. “Vocês foram nossos primeiros e mais importantes professores na universidade da vida, os grandes responsáveis por todas as nossas vitórias, principalmente por esta”, citou.
Ao encerrar a solenidade, o Pe. Luigi lembrou uma frase importante da aluna Fernanda Cristina de Queiroz, que minutos antes o homenageara em nome de sua turma: “O senhor confiou em nós”. O sacerdote retribuiu, dizendo que também os alunos confiaram no UniSALESIANO, acreditando na seriedade, dedicação e competência da Instituição, valores que vocês vão levar consigo para sempre”.
Por último, disse que sempre tinha uma certeza, lembrando que “os pais ficavam tranqüilos quando os seus filhos vinham estudar no UniSALESIANO, porque aqui além do ensino recebiam carinho, respeito e mensagens sadias para uma formação cristã”