O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou nesta sexta-feira, à noite, a solenidade de Colação de Grau dos formandos de sua primeira turma do Curso de Fisioterapia. A turma, com 143 alunos, teve o nome do Prof. Paulo Umeno Koeke, como paraninfa a Profª Maria Solange Magnani e como patrona a Profª Cintia Sabino Lavoratto Mendonça.
A Igreja Universitária viveu uma noite de gala, com seu interior totalmente tomado pela presença de professores, acadêmicos, pais e convidados.
A abertura foi feita pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, seguida de uma celebração religiosa. “Este é uma noite de grande alegria, de emoção e um momento marcante da vida, com este acontecimento bonito para os formandos e para os seus pais”, disse, ao dirigir suas primeiras palavras para o público presente. O sacerdote pediu bênçãos para os jovens, para seu presente e seu futuro.
“Quando eu vejo estes formandos com a beca preta volto quatro anos atrás e me lembro de uma missa que realizamos quando vocês estavam iniciando as atividades do primeiro ano do curso de Fisioterapia, no prédio da Praça Getúlio Vargas, todos vestidos de branco”, comentou. O Pe. Luigi salientou que “os melhores daquele tempo estão conosco se formando e que agora estão surgindo aqui profissionais de grande valor, qualidade e empenho”.
Durante a celebração houve a apresentação do Coral da UNA, interpretando canções religiosas e do repertório natalino. O Juramento foi conduzido pelo formando Daniel Sapatini, dando início à entrega dos diplomas.
A oradora da turma foi a acadêmica Francislene Monção, que fez um discurso tocante e bem humorado. “Pela primeira vez este lugar é palco de uma história na graduação de novos fisioterapeutas. Local de histórias de muitos universitários que completam mais um ciclo de formação para suas vidas. História de crescimento de uma Universidade que a cada dia se expande de maneira assustadora”, disse, emocionada.
“É uma pena que estejamos saindo pois vimos tudo isto começar, tínhamos até a companhia de alguns ruídos das máquinas, furadeiras e tratores, porém tudo valeu a pena porque somos formandos de uma Universidade que se fez competente desde o começo e se esforçou para fazer estas mudanças que não foram poucas”, destacou. Ela terminou o discurso lembrando que todos estavam orgulhosos de pertencerem à primeira turma de formandos de Fisioterapia do UniSALESIANO.
Também em tom emocionado falou o formando Osvaldo Pereira de Araújo Júnior, que fez o discurso em homenagem aos pais. “Vocês foram nossos primeiros e mais importantes professores na universidade da vida e por isso é um privilégio falar para aqueles que nos emprestaram seu amor para que pudéssemos existir e que deram parte de suas próprias vidas para que a nossa tivesse sentido”, disse.
Em certo momento, destacou que “não há nada no mundo que nos emocione mais do que falar sobre vocês, nossos pais, ainda mais em um dia como hoje”. Por fim, em nome de seus colegas ele agradeceu àqueles que, por toda a vida, se esforçaram para dar aos seus filhos aquilo que eles próprios não tiveram, abrindo mão de seus próprios sonhos para realizar os sonhos de seus filhos. E completou, lembrando que os pais “são pessoas tão especiais que não pouparam esforços para que o sorriso que hoje trazemos no rosto fosse possível”.
No encerramento da solenidade, o Pe. Luigi recebeu homenagens dos formandos. Em suas palavras finais ele destacou que “vocês não foram a causa de tristezas aqui, mas de alegrias. Mas haverá, sim, um sentimento de tristeza porque vocês estão indo embora”. Ele exortou a todos para que continuassem com seus estudos, buscando pós-graduações, mestrado e doutorado, deixando as portas do UniSALESIANO abertas para toda a comunidade acadêmica.