Sessão solene é marcada por momentos de grandes emoções

 

Foi realizada nesta quinta-feira, à noite, a sessão solene de formatura dos alunos da 34ª turma do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba. O evento, desenvolvido na Igreja Universitária, foi presidido pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição.

Ele saudou a todos os formandos, pais, familiares e convidados, lembrando que aquele momento representava uma fase especial na vida dos acadêmicos, que conseguiam atingir um objetivo traçado há quatro anos: a conquista da diplomação.

Durante a primeira parte do evento, que teve uma celebração religiosa, o Pe. Luigi agradeceu a Deus por todas as coisas que os seus filhos na Terra recebem. “Quem construiu esta igreja, quem erigiu este magnífico edifício do UniSALESIANO, que representa um dos mais bonitos Campus Universitários de todo o Estado de São Paulo?”, perguntou, respondendo que somente Deus é capaz de praticar estas dádivas.

Ao comentar um texto da Bíblia, citou que “os pássaros não plantam mas recebem o alimento de Deus”. E perguntou: se os animais são protegidos pelo Pai, porque Ele não faria isso para seus próprios filhos?

A segunda parte da formatura foi marcada por momentos de grande emoção. O orador da Turma, Alan Vitor de Oliveira, enalteceu os valores de seus colegas e elogiou a dedicação do corpo docente do UniSALESIANO. “Nenhuma pessoa se constrói sozinha, pois soma-se à autenticidade de cada um as preciosas contribuições de outras pessoas, participantes ativas daquilo que somos e no que nos transformamos”, disse. Para exemplificar, mencionou um antigo provérbio chinês que diz: “Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores”.

Na homenagem aos pais, a acadêmica Lucimara de Araújo França lembrou que foram eles “a quem Deus confiou a grande missão de representá-Lo aqui na Terra”. Disse também: “Vocês nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade.”

Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi vivenciado pelo formando Alexandre Violin Garcia, que além de ficar com a incumbência de homenagear os professores também recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, por ter sido considerado o melhor aluno da turma. Em seu discurso ele destacou que “antes mesmo de dirigir uma mensagem a estes mestres amados, é bom relembrar suas chegadas em nossas vidas e os episódios que estes professores e atores do conhecimento protagonizaram em suas inteligentes e divertidas aulas”.

Alexandre reportou-se a uma frase que ouviu do Pe. Luigi Favero no início do curso, segundo a qual além de formar bons profissionais o UniSALESIANO também quer preparar honestos cidadãos. Dirigindo-se ao sacerdote, lembrou que aquilo era uma profecia “pois nesta assembléia estão sentados 70 novos profissionais contadores e contadoras não só apaixonados pelas suas escolhas mas que são, também, acima de qualquer outra coisa, homens de bem.

O professor José Carlos Lorenzetti, paraninfo da turma, por várias vezes interrompeu seu discurso por causa da emoção que sentia. “Não fiquem tristes nas despedidas porque elas também são necessárias”. Elogiou os formandos destacando que os contadores estão na mídia o tempo todo, porque são os profissionais chamados para fazer contabilidades e auditorias.

Ao encerrar o evento, o Pe. Luigi disse que enquanto colocava o chapéu nos formandos, pensava: “Este menino, esta menina já se formaram? Como passaram rápido estes quatro anos!”. Mencionou um trecho do discurso de um aluno que dizia que “aqui os professores fazem o papel dos pais”, orientando e protegendo os alunos. Terminou dizendo que o UniSALESIANO continua sendo a casa de todos os formandos e os estimulou a continuarem estudando, fazendo cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. “Tanto mais cursos vocês têm, mais as portas se abrem para todos”, concluiu.