O 4º Workshop de Medicina do UniSALESIANO promoveu uma simulação de explosão de carro inédita em Araçatuba, envolvendo os participantes em um cenário realista de atendimento a múltiplas vítimas. Realizado no dia 28 de setembro, o evento que foi organizado por alunos do Curso de Medicina com o apoio da Coordenação do Curso e da Reitoria, atraiu estudantes do Ensino Médio e de cursos pré-vestibulares interessados na carreira médica.
A simulação de acidente com múltiplas vítimas contou com a atuação do Corpo de Bombeiros e da ambulância da Araçamed. Esse momento do Workshop permitiu aos alunos a aplicação na prática dos protocolos de atendimento emergencial.
“Com 150 inscritos e a participação de aproximadamente 150 alunos e funcionários, o evento foi um sucesso, proporcionando uma experiência enriquecedora e inspiradora”, avaliou uma das organizadoras do evento, a acadêmica Giovana Sayuri, ao ressaltar que o objetivo foi aproximar os jovens da área da Medicina, oferecendo uma visão abrangente das diversas especialidades e da prática médica.
Logo pela manhã, os participantes foram recebidos pelo Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, que apresentou a Instituição e detalhou o cronograma do dia. Em seguida, os alunos foram divididos em cinco equipes, cada uma explorando diferentes estações de aprendizado.
Na estação de anatomia, os estudantes puderam conhecer peças naturais e sintéticas, além de praticar pontos de sutura em um cadáver. Na estação saúde da mulher, aprenderam sobre a coleta do exame citopatológico e participaram da simulação de um parto. A estação de ortopedia apresentou um caso clínico com raio-x e ensinou a confecção de talas gessadas.
De acordo com a acadêmica Eva Luana Souza Pires, que também integra a organização do Workshop, as ligas acadêmicas mostraram suas atividades e especialidades na estação dos estandes, enquanto a estação do trauma apresentou um cenário de acidente, onde os alunos aprenderam a realizar RCP e a avaliar sinais vitais. “A roda de conversa contou com a presença de profissionais da área, que compartilharam experiências e esclareceram dúvidas sobre a carreira médica”, disse Eva.
Além disso, o evento foi animado pela apresentação da bateria da atlética de Medicina durante o coffee break. Os alunos também participaram de uma competição de perguntas e respostas sobre o que aprenderam ao longo do dia, com prêmios para a equipe vencedora e sorteios de livros.
“O 4º Workshop de Medicina do UniSALESIANO foi uma oportunidade única de integrar teoria e prática, proporcionando aos participantes uma vivência realista do que é a profissão médica. A simulação de múltiplas vítimas foi um diferencial que despertou o interesse dos jovens pela Medicina e permitiu que nossos alunos aplicassem os conhecimentos adquiridos em situações de emergência,” destacou o Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Poletto. “Nosso objetivo é continuar oferecendo experiências transformadoras como essa, que aproximam os estudantes da realidade da profissão e reforçam a qualidade do nosso ensino.”