A LEAGP (Liga de Estudos de Animais de Grande Porte e Produção) e a COEV (Comissão Organizadora se Estudos Veterinários) do Curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO se uniram para promover uma cirurgia ao vivo no Hospital Veterinário da Instituição, recentemente.
O evento contou com a presença de 14 membros da Liga e da Comissão, e os orientadores Tatiane Poló e Diogo Gauber, além de proporcionar uma experiência prática enriquecedora aos estudantes.
A cirurgia foi realizada pelo médico veterinário Helton Brito, co-proprietário da empresa BF Medicina Equina, junto de seus assistentes. O procedimento foi feito em uma égua de alto valor zootécnico, que apresentava um pólipo aritenoide, uma condição patológica que afeta a laringe de equinos, comprometendo a respiração ao interferir nas estruturas responsáveis pela movimentação das cordas vocais e pela passagem de ar.
ENDOSCOPIO
Brito utilizou um endoscópio, inserido pela narina do animal, para visualizar a área afetada em tempo real por meio de uma câmera, cujas imagens eram projetadas em uma tela para que todos pudessem acompanhar. A tentativa inicial de remoção do pólipo com uma pinça foi frustrada devido ao tamanho da massa, levando o veterinário a utilizar um cauterizador para facilitar a remoção.
Embora a retirada completa não tenha sido possível, uma parte do pólipo foi expelida por esternutação, e a égua continuará em tratamento com antibióticos para garantir sua recuperação.
Tatiane Poló, que é Diretora do Hospital Veterinário, ressaltou que essa atividade em parceria com a BF proporcionou um momento ímpar aos acadêmicos. “Dr. Helton entrou em contato com o UniSALESIANO após ouvir boas recomendações sobre a Instituição e solicitou uma colaboração”, comentou, ao ressaltar que foi disponibilizado o ambiente da universidade para que ele realizasse a cirurgia no formato de palestra.
“Dessa forma, a COEV e a LEAGP se uniram para organizar esse evento prático, que proporcionou aos acadêmicos um contato mais próximo com o uso do endoscópio,” comentou.
Tatiane também ressaltou sobre a relevância da atualização tecnológica apresentada no evento. “O Dr. Helton explicou todo o funcionamento do equipamento e sua importância no tratamento desse tipo de caso. O fato de ser uma égua de alto valor zootécnico mostrou aos alunos a seriedade e a responsabilidade necessárias ao realizar procedimentos em grandes animais, além de proporcionar uma vivência prática de extrema importância”, concluiu.