O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO e o Círculo Italiano de Araçatuba firmaram uma parceria para promover a integração entre os membros da colônia, reunindo imigrantes e seus descendentes em diversos atos e atividades. A proposta é a de organizar e desenvolver eventos que contribuam para unir as pessoas em ações conjuntas e de interesse dos participantes.
Um dos focos principais da parceria é buscar a valorização das tradições e costumes do povo italiano e de seus imigrantes, preservando-os e repassando-os também para os seus seguidores. Juntas, as duas instituições desenvolverão um esforço para efetivar diversas ações que favoreçam o processo de união. Está prevista, também, a colaboração efetiva da embaixada e do consulado italianos nos acontecimentos a serem programados.
Várias propostas estão sendo levantadas de forma a compor uma programação que torne constante a presença e participação de todos. Entre as atividades sugeridas estão a realização de cursos de italiano para ensinar os participantes a falar e escrever bem sobre o idioma, jantares de confraternização e exposições de fotografia, pinturas e outros gêneros de arte.
Estão previstos, também, ciclos de filmes do cinema italiano, palestras a cargo de convidados especiais, realização de festas típicas e shows artísticos, notadamente com música italiana.
Outra idéia é a criação do Clube do Vinho, para a oportunidade de apreciação de vinhos produzidos por indústrias do sul do país, pertencentes a famílias de imigrantes italianos, juntamente com queijo e outros alimentos servidos na forma de coquetel. Além disso, há a possibilidade de desenvolver eventos sobre a moda italiana de roupas e grifes e design italiano voltado para setores como o automobilístico e o moveleiro, festas de integração com outras colônias da cidade e região, organização de excursões a pontos turísticos do país – onde existem colônias italianas ou não – e de viagens ao exterior, principalmente à Itália.
Um dos pontos a serem fortemente trabalhados é a homenagem a imigrantes e seus descendentes, reunindo-se todos os membros das famílias escolhidas em eventos de gala, contando suas histórias e exibindo fotos das trajetórias de vida e de trabalho das pessoas destacadas. Outro, é a instalação de um museu para preservar a cultura, costumes e tradições dos imigrantes, principalmente das famílias de Araçatuba e região. Ali serão reunidos informações e fotos que ajudam a contar a história das pessoas e das famílias.
A parceria visa, também, a prestar informações aos descendentes de italianos sobre a conquista da cidadania daquele país, com orientações sobre os documentos necessários – como buscas e legalização -, propostas ou possibilidades de concessão de bolsas de estudos para os descendentes e obtenção de passaporte.
O primeiro passo para organizar a parceria será a realização de um cadastramento das pessoas e das famílias de Araçatuba e região, trabalho de coleta de informações necessárias que permitirão saber qual é o universo de membros e descendentes da colônia italiana que podem ou desejam participar do processo.
Para essa providência, os interessados podem ligar para 3624-0955 ou dirigir-se à Rua Bandeirantes, 1.465, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h. Para tanto, os participantes já devem levar os documentos que possuam.
“O Círculo Italiano de Araçatuba e o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO têm grande interesse em trabalhar em parceria, pois ambas as instituições sabem do grande potencial representado pela colônia italiana e das muitas possibilidades de divulgar, desenvolver e promover a cultura, a tradição e os costumes daquele país em nossa região”, comentou o engenheiro Avelino Rocha, presidente do Círculo e correspondente consular do Consulado Italiano de São Paulo.
Para ele, juntas, as duas instituições podem promover eventos que busquem a direta participação da comunidade italiana em Araçatuba e região, tanto na questão cultural quanto na gastronômica, esportiva, filantrópica e turística, sempre com o objetivo de fortalecer os laços deixados pelos antepassados. “Nossa proposta é envolver não só aqueles que descendem diretamente de imigrantes italianos, mas também os simpatizantes da cultura italiana”, concluiu.
O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO de Araçatuba considerou a formação da parceria uma ótima oportunidade para integrar os imigrantes e seus descendentes. “Com força de vontade, determinação e uso de criatividade poderemos fazer muito pelos membros da colônia italiana, pois é sabido que o povo italiano é muito rico em costumes e tradições”, disse. Segundo ele, realmente há muita coisa que pode ser feita para reunir e atender a estas pessoas, atuando também em campos como o da família, religiosidade, trabalho e fraternidade.