O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba foi o grande vencedor da III Copa Universitária e Colegial de Judô, Jiu-Jitsu e Karatê, realizado neste sábado, dia 18, no Ginásio de Esportes do SESI.

O evento foi realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), as Federações Paulistas das modalidades citadas, a Secretaria da Juventude do Governo Estadual e a Prefeitura Municipal de Araçatuba.

A III Copa de Judô, Jiu-Jitsu e Karatê reuniu atletas representantes de universidades, colégios e academias, distribuídos pelas três modalidades do certame. O evento já se consolidou como um dos grandes acontecimentos esportivos anuais de Araçatuba e Região.

Entre as representações das entidades que mantêm cursos superiores a primeira colocação ficou com o UniSALESIANO, que obteve 172 pontos, seguido da Unesp de Presidente em Prudente, com 69 pontos. O terceiro colocado foi o Centro Universitário UniToledo, com 53 pontos, e na quarta colocação o UniSALESIANO de Lins, com 40 pontos.

No nível colegial os resultados foram os seguintes: 1º colocado: Colégio Integrado, com 37 pontos; em 2º a Escola Jorge Correa, com 28 pontos; em 3º o Curso Anglo, com 27 pontos; e em 4º a Escola Paraisão, com 20.

A abertura, realizada às 9h30 do sábado, contou com a presença do Pe. Luigi Favero, Diretor do UniSALESIANO; Paulo Nunes dos Santos, secretário de Esportes e Recreação, no ato representando a prefeita municipal, Marilene Magri Marques; Kátia Valéria dos Santos Souza, coordenadora do Centro de Lazer e Esportes do SESI e representante da diretora daquela instituição, Salete Surani Fracalossi Boticcio; e Wilmar Terumiti Shiraga, coordenador de árbitros do evento, representando a Federação Paulista de Judô.

Falando na oportunidade, o Pe. Luigi Favero disse que aquele momento lembrava de certa forma a abertura de uma olimpíada mundial, com toda a alegria que o esporte pode proporcionar. “Parece mesmo aquele instante solene das olimpíadas, até porque vemos pessoas aqui descendentes de várias raças, como acontece naquele grande encontro esportivo, cada qual defendendo a sua instituição como lá se defende um país”, afirmou.

Ele desejou boa sorte a todos os atletas, lembrando que o esporte representa uma grande oportunidade de união entre as pessoas.

O professor Ricardo Soares de Almeida, coordenador de Esportes do UniSALESIANO e do evento, convidado a falar disse que esperava o surgimento de talentos e novos destaques que poderão no futuro ser contratados por universidades para representá-las em acontecimentos esportivos de grande porte.