O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba vai realizar neste domingo, dia 15, às 20 horas, na Capela do Colégio Salesiano, na rua Cussy de Almeida, o lançamento do livro Araçatuba – 100 Anos de História. O evento ocorrerá durante a tradicional missa dominical, a ser celebrada pelo Diretor Geral da Instituição, Pe. Luigi Favero, e é aberto a todos os interessados.
A obra resultou de uma parceria entre o UniSALESIANO e a Cia. Nestlé Brasil e foi escrita por um grupo de professores da Instituição. Na primeira parte é contada um pouco da história do município, principalmente sobre aspectos ligados à Educação, Saúde e Construção Civil. Na segunda metade foram publicadas 18 entrevistas realizadas pela Câmara Municipal de Vereadores nos últimos anos, reunindo personalidades e figuras destacadas da cidade, que relatam dados importantes sobre a evolução de Araçatuba e alguns episódios interessantes e, em alguns momentos, até divertidos.
Entre os entrevistados estão o bispo Dom Sérgio Krzywy, Henrique Pedroso Mazzei – que relata fatos ocorridos na vida e obra de seu tio, o Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei -, Juquinha Maia – que conta a saga de seu irmão Tião Maia -, Elísio Gomes de Carvalho, José Ferreira Batista Júnior, Jorge Napoleão Xavier, Kunivo Takahashi – que lembra o trabalho de seu pai, Rintaro Takahashi -, Sarah Pereira Barbosa, Areobaldo Monfredini, Sylvio José Venturolli e Terezinha Ohara – a primeira rainha nissei do Carnaval -, além de outras destacadas figuras locais.
O livro é fartamente ilustrado com imagens antigas e atuais do município. No prefácio, o Pe. Luigi Favero, escreve: “Sem pretensões, sabendo que não é uma obra perfeita mas feita com sinceridade de coração e grande alegria, entrego estas páginas de histórias e de fotos a quantos querem conhecer um pouco mais nossa cidade, Araçatuba”.
Para abrilhantar a parte artística do evento haverá apresentação do Madrigal Paralellus, tradicional grupo vocal de Araçatuba com de 32 anos de existência. A regência será da maestrina Mizue Sawada Otsuka.