A segunda fase de classificação foi divulgada hoje (10 de julho) em entrevista coletiva do Ministério da Educação, em Brasília. Ao mesmo tempo, o professor André Ornellas, Pró-Reitor Acadêmico do UniSALESIANO, participou, na Prefeitura de Araçatuba, de uma entrevista coletiva, junto com o prefeito Cido Sério, e várias autoridades. O UniSALESIANO já estava na frente na classificação das propostas para instalação do curso de Medicina desde oito de abril quando também liderou a classificação da primeira fase entre as cinco instituições participantes.

O Pró-Reitor Acadêmico, Prof. André Ornellas explica como ocorreu a segunda fase de classificação das propostas para instalação do curso de Medicina em Araçatuba.

A análise e classificação das propostas nesta segunda etapa teve caráter classificatório e eliminatório e também avaliou aspectos de acordo com os critérios estabelecidos no Anexo III do Edital e formulários disponibilizados pela SERES/MEC:

 

  1. a) Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina;
  2. b) Plano de formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde;
  3. c) Plano de Infraestrutura da Instituição de Educação Superior;
  4. d) Plano de Contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do Sistema Único de Saúde do município e/ou região de saúde do curso de Medicina;
  5. e) Plano de Implantação de Residência Médica;
  6. f) Plano de oferta de bolsas para alunos.

 

A proposta vencedora o UniSALESIANO, superada a fase de habilitação da Mantenedora, com a verificação da capacidade econômico-financeira, regularidade jurídica-fiscal, experiência regulatória da Mantenedora e Mantida, e análise e classificação das propostas pedagógicas, obteve a maior pontuação no somatório, a partir da fórmula prevista no Edital.

A primeira fase, divulgada em abril último, e que colocou o UniSALESIANO de Araçatuba em primeiro lugar, levou em conta a classificação das propostas de acordo com a análise da experiência regulatória da Mantenedora (Missão Salesiana de Mato Grosso – MSMT) e da Mantida (Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO).

A Experiência Regulatória analisa a habilitação da Mantenedora, a experiência regulatória da Mantida, com base no IGC (Índice Geral dos Cursos), CPC (Conceito Preliminar dos Cursos), localização da Mantida (se já está em funcionamento no local para onde pretende o curso), e oferta de financiamento de bolsas (se é participante do FIES e ProUni).

Também foi adotado como critério de avaliação na primeira fase, a experiência regulatória da Mantenedora (MSMT). Nela são pontuadas as experiências na área de Saúde (CPC dos cursos oferecidos). Nessa primeira etapa, foram consideradas as cinco melhores propostas.

Depois da divulgação da segunda etapa, em 10 de julho, haverá um período para recursos de 13 a 22 de julho. O resultado final será divulgado em 28 de agosto quando haverá também a divulgação da pontuação conquistada pelas instituições participantes.

Uma vez confirmada a instituição vencedora, será assinado Termo de Compromisso entre o Ministério da Educação (MEC) e Mantenedora e Mantida. Serão realizadas ações de monitoramento por uma Comissão do MEC para verificar o cumprimento dos Termos de Compromisso.

 

Haverá uma primeira visita in loco antes da publicação do Ato Autorizativo.