O Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO concluiu neste sábado o curso Como Fazer Rádio e Televisão, iniciado na segunda quinzena de setembro passado. O programa – que teve 38,5 horas de duração, com aulas aos sábados das 8h30 às 12h – abordou aspectos relacionados à produção, roteirização de programas, reportagens e apresentação em televisão e rádio.
Durante esse tempo, os participantes aprenderam a lidar com a prática encontrada nas mais variadas modalidades de trabalho como noticiários, entrevistas, colunismo social eletrônico, revistas de rádio e TV, reportagens, atrações esportivas, comentários, debates e outros.
A entrega de certificados aos concluintes foi feita pelo Diretor Geral do Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALSESIANO, Pe. Luigi Favero, que parabenizou todos os alunos participantes. “Tenho certeza que esta é uma semente que foi plantada e que irá germinar, resultando em novos e interessantes cursos no setor”, comentou. Ele fez questão também de destacar a participação e colaboração dos docentes e coordenadores do programa, Fernando Sávio e Mônica Guglielmi. O Pe. Luigi afirmou, ainda, que este tipo de curso será divulgado pelos próprios alunos, o que possibilitará a implantação de novas turmas no futuro.
Fernando Sávio disse que esperava que todos tivessem tido um bom aproveitamento e que a coordenação do programa estava aberta para críticas e sugestões, sempre com o objetivo de aprimorar o curso e enriquecê-lo ainda mais. “Muitas noções os alunos aprenderam na sala de aula, mas é no trabalho cotidiano que a experiência vem e se consolida”, lembrou. Ele registrou, também, a participação da jornalista Patrícia Mendes, que atuou como docente, e disse que no futuro, no novo Campus do UniSALESIANO, outros cursos serão oferecidos com a utilização de novos recursos.
Mônica Guglielmi, produtora e apresentadora da TV-I, também entende que um curso como este lança para os participantes as questões básicas para o trabalho no rádio e na TV. Para ela, o exercício da função requer muita perseverança e determinação. “Com o passar do tempo o medo vai sendo neutralizado e os vícios eliminados, permitindo que as pessoas se enquadrem na rotina de trabalho no rádio e na TV”, citou.
Ao final foi exibido um noticiário com 20 minutos de duração, produzido pelos alunos, com o título A Hora da Notícia. Nele, os alunos se comportam como autênticos profissionais de TV, abordando questões do dia-a-dia, cobrindo acontecimentos, promovendo reportagens e fazendo entrevistas.
O Pe. Luigi Favero, Diretor do UniSALESIANO, entregou certificados de conclusão do Curso Como Fazer Rádio e TV e reuniu alunos para foto