A Pastoral Universitária do UniSALESIANO promoveu, na sexta-feira (29 de agosto), às 14h30, na Capela do Centro de Convivência, a Missa em honra à Natividade de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana e conhecido como “pai e mestre da juventude”. A celebração foi presidida pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, que destacou a importância da espiritualidade salesiana e da missão herdada de Dom Bosco.
Durante a homilia, Pe. Paulo enfatizou a relevância histórica e social do trabalho de São João Bosco em defesa dos jovens, especialmente órfãos e explorados pelo trabalho nas indústrias e na construção civil do século 19. “Ele percebeu que os jovens eram muito explorados, se não escravizados. Por isso, buscou dar formação, proteção e dignidade a eles”, explicou.
Pe. Paulo também relembrou o título concedido a Dom Bosco pelo Papa São João Paulo II, que o chamou de “pai e mestre da juventude”. Para ele, esse reconhecimento reflete não apenas o legado histórico, mas também a vivência pessoal do pontífice com a espiritualidade salesiana em sua juventude, na Polônia. “São João Paulo II conviveu com salesianos que viviam na clandestinidade, durante o comunismo. Isso marcou profundamente sua formação e fez com que ele reconhecesse o valor desse carisma para a Igreja”, disse.
Aos presentes, o Pró-Reitor reforçou que todos que atuam na comunidade acadêmica são, de alguma forma, educadores salesianos. “Cada um de vocês, no trabalho que realiza, é também educador”, destacou.
Por fim, Pe. Paulo lembrou que o carisma salesiano ultrapassa gerações e se renova constantemente. “Deus foi preparando o coração de São João Bosco desde criança para essa missão. Hoje, somos nós os herdeiros dessa espiritualidade e temos a responsabilidade de continuar esse trabalho maravilhoso de educação e evangelização da juventude”, concluiu.
Ao final da celebração, foram queimados os pedidos a Dom Bosco e os aniversariantes dos meses de junho, julho e agosto ganharam presentes.