A Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), entidade mantenedora do UniSALESIANO, firmou um importante convênio com a Prefeitura de Araçatuba para a prestação de serviços na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e na Atenção Primária em Saúde (APS). A parceria se dá em um momento de transição na gestão da saúde pública do município, que reassume integralmente essas áreas a partir de abril, após o fim do contrato com a Associação Mahatma Gandhi.

Com o convênio, o UniSALESIANO passa a atuar diretamente no atendimento à população, reforçando seu compromisso com a qualidade dos serviços de saúde e a formação de profissionais capacitados. A instituição será responsável por serviços voltados à Saúde Mental e Atenção Primária nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), garantindo assistência universal e gratuita aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta, destacou a importância da parceria e afirmou que a gestão dos serviços continuará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, enquanto o UniSALESIANO atuará de forma complementar. “Esse é mais um de nossos compromissos de campanha na Saúde que estamos cumprindo em menos de 100 dias de governo. O primeiro, tornar o atendimento das UBSs 24 horas. Agora, a celebração do convênio com o UniSALESIANO. São passos para, como prometi, transformarmos a Saúde de Araçatuba como referência para o Brasil”, declarou o prefeito.

A prestação de serviços ocorrerá em duas etapas. A primeira, já no final de março, inclui atendimento em unidades como o Centro de Atenção Psicossocial Adulto (24h), Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (24h), Centro de Atenção Psicossocial II e Serviço Residencial Terapêutico (Casa Violetas e Casa Beija-Flor). A segunda fase contemplará as ações e serviços nas UBSs.

A parceria entre a Prefeitura e o UniSALESIANO reforça a importância do envolvimento de instituições acadêmicas na construção de políticas públicas eficientes. O convênio, firmado dentro dos marcos legais estabelecidos pela Constituição Federal e leis específicas do setor, destaca o papel do UniSALESIANO na promoção da saúde e no compromisso com a comunidade.