Mais de duzentos alunos do Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba participaram diretamente da realização, neste domingo, do Referendo sobre a continuidade ou não da comercialização de armas de fogo e munição em todo o território brasileiro. Foram destacados 150 representantes das Engenharias, 20 do curso de Tecnologia em Informática e 40 estudantes de outros programas mantidos pela Instituição.
Uma parte deles atuou prestando suporte técnico para a perfeita utilização das urnas eletrônicas e e se encarregou, também, de devolver as mesmas já fechadas à Justiça Eleitoral.
Um outro grupo de alunos ficou a postos em escolas da Rede Estadual de Ensino, locais escolhidos para que os eleitores fizessem suas justificativas de ausência de voto em suas respectivas cidades Houve, também, a participação de estudantes do UniSALESIANO nos trabalhos de apuração, a realizados no Cartório Eleitoral.
Há pelo menos duas semanas os técnicos da Instituição já vinham trabalhando para prestar orientação ao grupo de colaboradores com o objetivo de garantir a mais tranqüila e correta participação em todas as fases do Referendo. Durante esse tempo foram realizados, também, todo o processo de instalação e revisão da parte elétrica e da rede de dados em 56 escolas onde ocorreu a votação.
A coordenação dos trabalhos esteve a cargo de uma comissão composta pelo Vice-Diretor do UniSALESIANO, André Luís Ornellas, e pelos professores Francisco Antonio de Souza e Nelson Hitoshi Takiy.