O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba está atuando como parceiro em mais uma proposta do Sest/Senat voltada para o cinema. O Projeto ´Cinema Cidadão´, realizado durante o segundo semestre de 2007, naquela instituição, foi retomado no último dia 7 com o objetivo de agora contribuir para a educação no trânsito.
A participação do UniSALESIANO se dá através do patrocínio dos custos de trabalho do apresentador e comentarista do projeto, professor Hercules Farnesi Cunha, encarregado de exibir os filmes programados e, ao final da sessão, promover uma discussão entre todos os presentes sobre a temática abordada. Para este ano, a proposta recebeu o título de ´Cinema Cidadão com Cinema em Trânsito`.
O trabalho reúne semanalmente jovens com idade superior a 14 anos que participam do Núcleo de Basquete Clube da unidade do Sest/Senat e mostra possibilidades de novas releituras para as produções cinematográficas em curta, média e longa metragens em televisão e cinema.
Durante o período das férias escolares, o Sest/Senat desenvolveu um projeto inicial, denominado ‘Cinema Cidadão com Cinema nas Férias’, atraindo um significativo número de crianças e jovens. Assim, no retorno das atividades em 2008 os idealizadores da proposta colocaram em prática o que seria a continuação do projeto anterior que, além das sessões de cinema, trabalha também com oficinas de produção. “Com isso pretendemos buscar resultados maiores e específicos na educação para o trânsito e para isso estamos contando com o apoio do UniSALESIANO”, comenta a coordenadora de Promoção Social do Sest/Senat, Ivana Nobre Módena.
O professor de Comunicação Social do UniSALESIANO, Hercules Farnesi Cunha, que é o mediador das reflexões, ministra as atividades nas oficinas e há anos se dedica ao estudo da releitura de produções cinematográficas, comenta que “o mais importante é que as produções da área de cinema sempre têm algo a complementar na educação de jovens e adultos, pois seus conteúdos podem e devem ser trabalhados nas observações do nosso dia-a-dia”.
Assim, os objetivos maiores deste segundo projeto estão voltados para a observação, análise e discussão da problemática do trânsito regional, com uma abordagem mais específica para o a cidade de Araçatuba. Ao longo dos encontros semanais, o professor garante que os alunos aprenderão um pouco mais sobre toda a linguagem cinematográfica, com a oportunidade de produzirem curtas metragens que podem ser apresentados à sociedade por ocasião da Semana Nacional de Trânsito.