O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba está participando como instituição apoiadora em projeto do Sest/Senat voltado para a área de cinema.
A proposta se divide em duas etapas: na primeira há a exibição de filmes para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos de idade, em todas as quintas-feiras, entre 9 e 11 horas, seguidas de discussões sobre a produção cinematográfica; na segunda fase, que terá início em fevereiro, será aplicado um trabalho intitulado Cinema em Trânsito, também com discussões sobre as películas, mas com um enfoque voltado para a Educação no Trânsito.
A tarefa de promover as discussões, leituras, releituras e demais informações sobre os filmes foi destinada ao professor Hercules Farnesi Cunha. Assim, todas as horas do trabalho desenvolvido no projeto são patrocinadas pelo UniSALESIANO, onde ele atua como docente, ministrando aulas na área de Comunicação Social. Além de professor, Hercules é cinéfilo e colecionador de filmes, promovendo sempre pesquisas sobre o tema e reunindo material sobre cinema.
“O mais importante em todo o processo é que as produções sempre têm algo a complementar na educação de jovens ou adultos, pois seus conteúdos podem e devem ser trabalhados nas observações do nosso dia-a-dia”, comenta o professor.
Por sua vez, Ivana Nobre Módena, assistente social do Sest/Senat e coordenadora do projeto, destaca que este é um trabalho conjunto desenvolvido para a busca constante da melhoria na qualidade de vida da comunidade e uma contribuição que as entidades parceiras prestam para as comemorações do centenário de Araçatuba.