O UniSALESIANO foi palco de uma das atividades do Programa Startup SP, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de São Paulo, unidade Araçatuba. No último dia 3, integrantes das 11 equipes de startups participaram do Workshop Temático: Customer Development, realizado no Tribunal do Juri.
Antes disso, eles fizeram visita técnica às instalações do UniSALESIANO, como os laboratórios onde são desenvolvidas as atividades acadêmicas dos cursos da Instituição, acompanhados pela docente Cleide Henrique Avelino.
Com duração de quatro meses, o Startup SP oferece capacitações, acompanhamento de negócios, conexão com outros programas e investidores, e mentoria com parceiros de mercado. Nesse período, atividades irão auxiliar no desenvolvimento de empresas inovadoras da região, buscando empreendedor com perfil realizador e potencial de liderar uma empresa de rápido crescimento.
No caso do Workshop Temático: Customer Development, ministrado pelos consultores Vitor Martins e Alejandro Fonseca, do Sebrae Araçatuba, o foco foi o Desenvolvimento do Cliente na fase inicial das startups, destacando a importância da pesquisa junto aos clientes para testar hipóteses e poder validar o Modelo de Negócio, verificando se a ideia é aplicada em larga escala.
Startup SP é o programa de desenvolvimento de startups digitais em estágio de validação das premissas dos modelos de negócio, sobretudo aquelas relacionadas ao problema de mercado, segmentos de clientes, solução e modelo de receitas.
Conta com o apoio da Incubadora INOVATA e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba. Os envolvidos acreditam que os alunos de faculdades, como o UniSALESIANO, serão o grande público desse programa.