O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatubainiciou nesta segunda-feira, às 8h30, a VIII Semana Cultural da área das Engenharias, reunindo acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Bioprocessos.
A abertura oficial foi feita pelo Diretor Geral do UniSALESIANO, Padre Luigi Favero, que na oportunidade estava acompanhado dos professores da área, Nelson Hitoshi Takiy – coordenador dos primeiros cinco cursos -, Rossana Abud Cabrera Rosa – coordenadora do curso de Engenharia de Bioprocessos, e de um colegiado de docentes. O tema escolhido para 2011 foi Engenharia e sustentabilidade: o engenheiro do século XXI.
Dirigindo-se aos presentes, o Padre Luigi falou da importância da realização da Semana Cultural e destacou que o acontecimento já se tornou um evento esperado pela comunidade acadêmica e profissional dos setores abrangidos. Reconheceu que os cursos das áreas de Engenharias são bastante difíceis, pois envolvem muita matemática e cálculos nas disciplinas.
Em seguida, ele leu um texto publicado em um jornal, cujo artigo versava sobre a área das engenharias. O material reunia dados importantes e citava as muitas oportunidades que o setor oferece. “As perspectivas nos indicam que de agora em diante as ofertas de emprego na área vão se expandir ainda mais, mas por mais que novos alunos sejam formados a cada ano o mercado ainda assim não terá profissionais em número suficiente para ocupar estas vagas”, concluiu.
A abertura da VIII Semana Cultural das Engenharias contou com duas palestras, as quais seriam apresentadas também à noite, para os acadêmicos que estudam naquele período. Na primeira delas, o administrador de empresas e bacharel em direito Carlos Antonio Farias de Souza abordou o tema Desenvolvimento e oportunidades regionais. Na segunda, José Roberto Garcia Miranda, engenheiro industrial mecânico, falou sobre o tema O Inspetor de solda na área da indústria de navios, petróleo e petroquímica; ensaios não destrutivos e inspeção de soldagem; o mercado de trabalho na área de petróleo e petroquímica, estaleiros e profissões do setor.
A VIII Semana Cultural das Engenharias prosseguirá até sexta-feira, dia 7 de outubro, pela manhã e à noite, com novas palestras e minicursos.