A Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA), Departamento do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, promoveu nesta quinta-feira, à noite, a solenidade de entrega de certificados aos alunos que freqüentaram o órgão durante o ano de 2006.
O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que participou da abertura do evento, fez uma celebração religiosa. Durante o ato religioso, o Coral da UNA se apresentou intermediando canções às palavras do Diretor. Ao final, o grupo cantou uma seleção de músicas natalinas.
Ele falou do tempo em que ficou conhecendo a UNA e sobre o processo de encampação pelo UniSALESIANO. Ele revelou que quando conheceu o projeto qualificou a idéia como alguma coisa muito importante para a população e disse ter ficado impressionado com todas as atividades que ali aconteciam e a importância e significado que elas tinham para as pessoas.
Convidou os alunos a continuarem freqüentando o Departamento em 2007 e nos anos seguintes, pois participar de ações como as desenvolvidas pela UNA significa ter uma melhor qualidade de vida. Em certo momento ele falou da condição de igualdade entre as pessoas, enfatizando que não pode haver discriminação ou distinção de qualquer espécie entre os seres humanos. “Estamos todos no mesmo barco”, acrescentou, lembrando que as pessoas devem ficar sempre juntas, fazendo o bem para si, para suas famílias e para os seus semelhantes.
Ao terminar a celebração, o Pe. Luigi desejou um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos os presentes e seus familiares.
A seguir, ele fez a entrega de certificados aos alunos participantes dos cursos de Ginástica Terapêutica Chinesa, Ioga, Pintura em Tela, Italiano, Espanhol, Português, Trabalhos Manuais. Canto Coral, Danças de Salão e Ginástica Rítmica.
Brincou com alunos dos cursos de Espanhol e Italiano, pedindo que cada um, ao receber o certificado, dissesse pelo menos duas palavras no idioma do curso freqüentado. Emocionados, os formandos atendiam à solicitação citando algumas frases e falando do prazer que era freqüentar a UNA.
Darbena Scaranello Villela, que faz seis cursos e é uma das primeiras matriculadas no Departamento desde 1996, quando a entidade surgiu, confessou que a UNA é praticamente a sua casa, onde permanece por bastante tempo todos os dias. “Só falta eu trazer a minha cama para cá”, disse, provocando risos da platéia. Rita Ramos Corrêa, do Coral e também aluna há anos, falou que ama a entidade. “Eu não saberia viver sem a UNA”, disse chorando, contando que seu pai era ferroviário e que ela passou toda a sua infância e juventude morando no espaço onde hoje a Instituição está instalada.
CONVIVÊNCIA – No sistema de trabalho desenvolvido pela UNA o aluno não necessariamente conclui um curso, pois os programas são retomados normalmente e têm continuidade a partir do início do ano seguinte. O objetivo é manter as pessoas sempre matriculadas e em atividade, proporcionando a elas a oportunidade de exercer ocupações em seu tempo livre.
A idéia é fazer com que haja uma permanente integração e convivência entre os alunos, não só através das aulas tradicionais nos diversos cursos, como também por meio dos vários eventos realizados pelo Departamento, tais como bingos culturais, excursões, festas juninas, chás de primavera, desfiles de moda da Terceira Idade, shows musicais, palestras comunitárias, etc.
Pesquisas feitas por entidades médicas e governamentais revelam que as pessoas que chegam à Terceira Idade podem ter uma melhor qualidade de vida se o tempo for preenchido com atividades culturais, lúdicas e de coordenação motora. A prática constante dessas atividades contribui, também, para garantir uma melhor condição de saúde para os idosos.
Pe. Luigi, com os membros do Coral da UNA; entrega de certificados aos alunos foi marcada por descontração e emoção