A União dos Produtores de Bioenergia – UDOP realizou nesta quarta-feira no Campus do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba um grande evento para marcar diversos momentos vividos pela entidade: aniversário de 22 anos, encerramento dos cursos de 2007, a última assembléia da diretoria neste exercício e a reunião nacional do Fórum das Entidades do setor, que tradicionalmente acontece em Brasília e que hoje foi promovida também em Araçatuba.

O presidente executivo da UDOP, Antonio César Salibe, explicou que nesta quarta ocorreram as aulas-palestras dos cursos desenvolvidos nas áreas agrícola, industrial, mecânica automotiva e de tecnologia da informação. Ele destacou, também, a efetivação dos encontros dos Comitês de Gestão e Responsabilidade Sócio-ambiental e de Logística e a reunião do Gerhai – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria.

Salibe disse que a UDOP está orgulhosa da missão que vem cumprindo. “Neste ano atendemos a mais de cinco mil treinandos, os quais somados aos dos anos anteriores atinge a impressionante cifra de 55 mil pessoas já qualificadas”, citou. Ele lembrou que neste ano a entidade retomou o curso de moto-mecanização, que estava paralisado, e que os comitês se fortaleceram mais ainda. “Os aprendizados aqui obtidos significam conhecimentos que são levados paras as usinas”, finalizou.

Para o presidente da entidade, José Carlos Botelho de Moraes Toledo, esse tempo de 22 anos trabalhando é uma grande vitória da UDOP. “Estamos entre as entidades representativas mais antigas do setor e o desafio é o de continuar a treinar profissionais para a área, que é justamente a nossa filosofia de trabalho”, concluiu.

Durante o dia houve café da manhã e almoço de confraternização. À noite será realizado um jantar também reunindo, autoridades, membros da UDOP e das usinas associadas. Na oportunidade, o secretário de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, Xico Graziano, fará a entrega do Certificado de Conformidade Agroambiental às unidades associadas da UDOP que aderiram ao Protocolo Agroambiental Paulista, elaborado pelo governo paulista.

Também no jantar, o diretor estratégico da ETH Bioenergia, braço do Grupo Odebrecht voltado para a produção de biocombustíveis, Eduardo Pereira de Carvalho, receberá da instituição a Medalha da Agroenergia, honraria concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelas empresas ao setor sucroalcooleiro.