O Prof. Prof. Luiz Gustavo Corrêa, docente do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO, aplicou, no dia 3, uma aula diferente e criativa para seus alunos do Curso de Turismo. Ele levou os acadêmicos para as dependências do Sest/Senat, onde foi desenvolvida uma aula prática sobre serviços de bar e restaurante. O local é utilizado para todas as ações de aprendizagem do programa graças a uma parceria estabelecida entre as duas instituições.

O trabalho realizado em empresas de alimentação, diversão, lazer e entretenimento, como bares, restaurantes, hotéis, boates e resorts, faz parte das atividades previstas na disciplina ´Alimentos e Bebidas´. Durante a aula houve a participação do profissional Max Souza, especialista do setor que explicou aos alunos como é feita a preparação e manipulação de vários tipos de coquetéis montados e batidos à base de álcool e não alcoólicos.

Entre os tipos de bebidas apresentados estão o coquetel Alice, a caipirinha e o amarula. Na oportunidade, foi mostrado aos alunos como é feita uma ´mise en place´ – como por exemplo a disposição de pratos e talheres em uma mesa – e formas de servir uma refeição, nos moldes do serviço empratado, à inglesa direto e inglesa indireto. Também foram demonstradas as principais características de um barman e os utensílios mais utilizados em um bar.

Segundo o Prof. Luiz Gustavo, o principal objetivo da aula prática de Bar e Restaurante é mostrar aos alunos conceitos teóricos vistos e aprendidos em sala de aula aplicados diretamente com a prática profissional. “Nossos alunos estão sendo formados para atuarem futuramente como gestores de estabelecimentos relacionados ao segmento turístico”, comentou.

Para o docente, através destas práticas eles incorporarão o conceito do que são os bares e restaurantes e demais empresas de alimentação de forma bem clara na sua formação. “Entendo que as aulas práticas são muito importantes no Curso de Turismo pois é através delas que sanamos as dúvidas e ensinamos para os acadêmicos como deve ser feita a prestação de serviços no mercado turístico”, concluiu.