Muitas são as formas utilizadas para melhor instrumentalizar os acadêmicos do Curso de Turismo do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba em seu aprendizado. Quanto mais fórmulas que permitam crescimento e obtenção de novos conhecimentos pertinentes ao setor forem adotadas, melhor será o resultado do ensino para os alunos.

Assim, todas as iniciativas buscam dotar os integrantes do curso de domínios técnicos que possam subsidiar o trabalho prático durante o exercício da profissão.

Entre as maneiras escolhidas pela coordenação do programa para alcançar a proposta estão as Oficinas de Espanhol. Por isso, a coordenação do curso iniciou em 14 de abril um programa que será desenvolvido até o final do ano, com aulas aos sábados, das 9h às 11h30. O programa está sendo ministrado pela Profª. Cláudia Cristiane Oliveira, licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp, com habilitação em Língua Espanhola.

O idioma é o segundo em importância em todo o mundo nas relações de trabalho dos profissionais da área e também dos turistas. Neste caso, tanto esta língua quanto o inglês são seguramente os dois idiomas mais utilizados em todo o mundo, em qualquer lugar onde o turismo é exercido.

O objetivo da oficina é preparar o acadêmico para se comunicar na língua espanhola, tanto na competência oral quanto na escrita, vivenciando situações diversas. O programa é direcionado preferencialmente para os setores de estudos, viagens, negócios e eventos.

A partir de experiências de comunicação, a docente trabalha para proporcionar aos participantes o aprendizado dos elementos essenciais para permitir que seja obtida uma nova cultura e para promover o intercâmbio entre os alunos e outras pessoas que falam a língua.

Entre os métodos de ensino está o da simulação de experiências naturais de comunicação que por meio de exercícios promovem a integração do grupo e atingem um excelente nível principalmente no aspecto da fala e da pronúncia.

Língua nascida em sua terra-mãe, Espanha, o idioma, com exceção do Brasil, é oficial em toda a América do Sul e América Central, com cerca de 400 milhões de falantes nativos. Mas há, também, grandes concentrações de imigrantes em outros países, onde o espanhol é muito utilizado, como é o caso dos Estados Unidos, Andorra, Antilhas Holandesas, Belize, Gibraltar, Haiti, Marrocos e Trinidad Tobago.