Quatro alunos do curso de Turismo das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba vão visitar a cidade de Bilac nos dias 17 e 18 deste mês. Eles integram um grupo de trabalho que ajuda o Banco de Dados do Baixo Tietê a levantar dados sobre o setor em municípios da região. A ação faz parte de um convênio mantido entre as FCS e a Prefeitura Municipal.
O projeto é coordenado por Mauro Garcia Carvalho Rico, coordenador de sistematização, e Selma de Fátima Figueiredo Rico, coordenadora de pesquisa de campo, ambos pertencentes ao Banco de Dados.
Os alunos escalados para esta etapa dos trabalhos são Cibelle Caroline Rafael, Fernanda Cristina de Queiroz, Karla Rangelle de Almeida Marques e Diego Henrique de Souza. Em breve, outros grupos de alunos do referido curso também serão convocados para dar continuidade às pesquisas, pois o projeto se estende a todos os municípios da região banhados pelo Rio Tietê.
Nesta fase, os alunos visitam a Câmara Municipal de Vereadores, empresários, empreendedores e pontos turísticos atrativos que a cidade oferece.
O objetivo é levantar um diagnóstico completo sobre os campos social, cultural, ambiental e turístico, além de outras potencialidades do município, de forma a desenvolver planos de ação integrados e profissionalizados.
Cibelle Caroline Rafael, entusiasmada com a oportunidade, lembra que o Projeto ´Banco de Dados do Baixo Tietê´ traz muitos benefícios para os municípios. “A visita será muito importante para o nosso aprendizado e servirá para subsidiar aulas práticas que devemos vivenciar e cumprir durante o curso”, destacou.
Por sua vez, Fernanda Cristina de Queiroz, também muito motivada para a experiência, diz estar ansiosa para fazer as pesquisas em Bilac. “Foram meses de um trabalho de preparação teórica que agora poderemos colocar em prática”, citou. Ela entende que a oportunidade de participar desse trabalho significa um grande passo para sua carreira e de seus colegas de classe.