O objetivo da disciplina é desenvolver e capacitar o aluno para intervenções na realidade da comunidade com abordagem da família e do coletivo utilizando-se do conhecimento sobre o papel do enfermeiro dentro da “estratégia saúde da família”, que é uma política do governo federal, considerada a porta de entrada para a atenção básica e visa o acompanhamento das famílias dentro do SUS, promovendo a prevenção, promoção e recuperação em todas as áreas da saúde.

Os alunos elaboraram um projeto terapêutico singular com uma família de sua escolha. O projeto deveria atender ao ser humano de maneira integral, com olhar biopsicossocial atuando na realidade e levando em considerações os fatores determinantes do processo saúde doença.

Este trabalho exigiu dos alunos, além de conhecimento sobre a estratégia saúde da família e o SUS , a capacidade de articulação. Eles tiveram que buscar parcerias junto à atenção básica de seus municípios, programas sociais, igrejas e espaços comunitários, entre outros.

Dentre as objetivos atingidos pelos alunos em relação as famílias escolhidas para fazer parte do trabalho, destacam-se a marcação de consultas clinicas e pediátricas, realizações de exames como papanicolau e mamografia, consultas com psicólogos, acompanhamento com fisioterapeutas, além dos aspectos sociais como cadastramento da famílias no bolsa família, instalação de caixa da água, construção de muro e portão em uma residência, construção de uma horta com objetivo terapêutico para a família, inscrição de adolescentes em aulas de artesanato e produção de massas. Também houve doações de fraldas , alimentos, móveis, bicicletas e roupas. Cabe ressaltar que cada família recebeu o auxilio dentro de suas necessidades particulares.

O trabalho foi desenvolvido sob orientação da Prof.ª Vivian Aline Preto e recebeu apoio da coordenadora do curso Prof.ª Claúdia Cyrillo.