Mais de 300 pessoas participaram do 3º Fórum Regional sobre Saúde da Mulher – “Ciclo Gravídico”, que foi realizado no dia 6 de junho, pela 10ª turma de Medicina do UniSALESIANO, em parceria com o Departamento Regional de Saúde (DRS-2) de Araçatuba, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.

O público foi composto de profissionais da saúde da Atenção Primária à Saúde, Prontos-Socorros, hospitais, além de acadêmicos dos Cursos de Enfermagem e Medicina.

Um dos temas abordados no Fórum: Novo Protocolo de Pré-Natal de Risco Habitual, teve a participação de acadêmicos que integram a Liga de Ginecologia e Obstetrícia “Dr. Creso Machado Pinto”, do Curso de Medicina do UniSALESIANO. De acordo com a acadêmica Beatriz da Silva Benevides, aluna do 6º termo e presidente da Liga, a elaboração do Protocolo partiu da iniciativa da docente Lucila Bistaffa de Paula, Articuladora da Saúde da Mulher do DRS-2.

“A Lucila nos procurou para propor este trabalho. Nosso objetivo é qualificar o atendimento às gestantes do DRS-2, reunindo recomendações do Ministério da Saúde e outros órgãos competentes”, explicou.

CUIDADOS

A linha de trabalho do novo protocolo, segundo Beatriz, visa orientar os profissionais acerca dos cuidados pré-natais mínimos que devem ser oferecidos a cada gestante. “Buscamos expandir o conhecimento técnico para melhorar a assistência ao binômio mãe-bebê e os indicadores de saúde materno-infantil da região”, acrescentou.

Por sua vez, a acadêmica Gabriela Borges Teixeira de Freitas, uma das organizadoras do evento, ressaltou a qualidade das palestras e a organização do Fórum. Entre os temas abordados, estiveram: Pré-Natal – Risco Habitual e Alto Risco, Parto – Preparação da Gestante, e Rede Cegonha – Referências Locais.

Os palestrantes, incluindo Dra. Marília Colturato Cleto, Dra. Maria Lúcia Marin Cominotti, Dra. Nathalia Fernanda Gazola, Franciane Ferreira Maziero e Beatriz Benevides, compartilharam suas experiências e conhecimentos com os participantes.