“Fazei tudo por amor, nada por força”. O tema da Estreia 2022, proposto pelo Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, foi abordado com colaboradores do UniSALESIANO durante a “Formação da Espiritualidade Salesiana”.
O evento foi promovido pela Pastoral Universitária e o Departamento de Recursos Humanos, na tarde do dia 31 de março, no auditório Papa Francisco.
O Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, SDB, lembrou que, todos os anos, o Reitor-Mor pensa em um tema e propõe um guia para a caminhada pastoral e espiritual dentro da comunidade salesiana. “O convite é para todos que estão envolvidos na missão salesiana. Cada um, no seu trabalho, contribui para que as ações aconteçam”, frisou.
O momento de formação foi abordado pelo Pe. Delmiro Vieira do Nascimento, SDB, da Paróquia Salesiana São Francisco e Santa Clara, de Araçatuba. O pároco mostrou a introdução das linhas que norteiam o texto do Reitor-Mor, que consiste na intenção do seu coração.
“As linhas gerais que estão no texto redigido contextualizam a história de São Francisco de Sales, autor da frase ‘Fazei tudo por amor, nada por força’, e que inspirou o fundador dos salesianos, Dom Bosco”, explicou.
Pe. Delmiro destacou que o tema da Estreia marca a vida pastoral de São Francisco de Sales, um grande bispo católico que viveu no final do século 16 e faleceu no início do século 17, completando, em 2022, 400 anos de sua morte.
“Dom Bosco percebeu na sua figura carismática um exemplo de um grande pastor, ou seja, alguém dedicado aos outros, o mestre da caridade, uma pessoa que soube tornar visível para si e para os seus o que é a dimensão própria do amor e, depois, um trabalho incansável pela salvação das almas”, afirmou Pe. Delmiro.
Ao final, os colaboradores tiveram um momento de descontração, com comes e bebes. Os aniversariantes do mês também ganharam presentes.