Projetos desenvolvidos por grupos de acadêmicos do Curso de Engenharia da Computação chamaram a atenção da comunidade acadêmica, na noite de 12 de novembro. A apresentação fez parte da disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso II”, ministrada pelo docente Francisco Antonio de Sousa, o Xicão.
Os trabalhos mostraram soluções criativas e tecnológicas em áreas como inteligência artificial, automação, segurança digital e sustentabilidade, despertando grande interesse e curiosidade entre os presentes. Os professores participaram como avaliadores, utilizando um sistema “às cegas”, no qual os alunos não sabiam quem atribuía as notas.
De acordo com Xicão, os projetos foram analisados com base em critérios, como: clareza dos banners, profundidade técnica, impacto do projeto e postura na apresentação. “O evento destacou o potencial das soluções apresentadas, que demonstraram aplicações práticas capazes de beneficiar o mercado e a sociedade”, explicou o docente, ao salientar que tecnologias emergentes, como IoT (Internet das Coisas), blockchain, computação em nuvem e inteligência artificial aplicada, foram amplamente exploradas.
Segundo ele, o sucesso dos projetos também se deve à formação sólida proporcionada pelo Curso de Engenharia da Computação, que combina teoria e prática em disciplinas como Sistemas Embarcados, Redes de Computadores e Inteligência Artificial Aplicada. “Além disso, habilidades como comunicação eficaz, trabalho em equipe e resiliência foram cruciais para o desempenho dos alunos, que demonstraram capacidade de traduzir conceitos complexos em apresentações claras e envolventes”, completou.
IA
Entre os trabalhos apresentados, destacaram-se soluções como o Controle de Acesso Veicular; o Sistema de Segurança Inteligente para Proteção de Pertences Pessoais; a Miniestação Meteorológica; o uso de Inteligência Artificial para auxílio no diagnóstico médico; um software automatizado para criação e gerenciamento de backups; e o Sistema de Segurança e Monitoramento Industrial (SSMI).
Para a Coordenadora do Curso de Engenharia da Computação, Prof.ª Maria Teixeira Bicharelli, a cada ano, os acadêmicos superam as expectativas com projetos que demonstram grande domínio técnico, além de um forte compromisso com a inovação e o impacto social. “Isso reforça nosso objetivo de formar profissionais preparados para transformar a realidade ao seu redor”, concluiu.