Os Cursos de Arquitetura e Tecnologia em Jogos Digitais do UniSALESIANO se uniram para promover uma exposição fantástica, composta por trabalhos de acadêmicos que foram inspirados no Surrealismo, um movimento artístico que surgiu na França, no século 20.

A mostra foi apresentada nas dependências do UniSALESIANO, na noite do dia 19 de outubro, sendo conduzida pelos docentes: Francis Martins de Souza, da Disciplina de Modelagem Física Tridimensional, de Jogos Digitais; e Rogério Tadeu Ramiro, da Disciplina de Plástica e Materiais Expressivos I, de Arquitetura.

De acordo com Francis, a principal característica do movimento surrealista é a expressão livre do pensamento, e ultrapassa os limites do consciente, permitindo que o subconsciente se expresse através a arte.

“Com base no nesse movimento, os alunos de Arquitetura foram motivados a criar maquetes de edificações, e os alunos de Jogos Digitais desenvolveram modelos tridimensionais reais (de efeito físico) de veículos”, explicou.

Francis ressaltou que esse tipo de atividade proporciona aos estudantes de ambos os cursos, a capacidade criativa, a aplicação e manuseio de diversos materiais, o estudo de volumes e formas, além do conhecimento sobre o Surrealismo.

Por sua vez, o docente Ramiro parabenizou os envolvidos na atividade, que entregaram um resultado além do esperado, abusando da criatividade e competência. “Eles foram instigados a criar, de forma lúdica, projetos que colaborassem com o processo criativo de cada um. E deu certo”, frisou.

Para o Coordenador do Curso de Arquitetura, Prof. Giuliano Pincerato, é importante para o aluno que ele conheça os materiais de construção porque, dessa forma, cria uma compatibilidade entre os mesmos, tendo um bom desenvolvimento desse tipo de prática. “É um tipo de ensinamento usual, que vai permanecer, com a tendência de expandir”, comentou.

Por fim, a Coordenadora do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais, Profª. Maria Teixeira, disse que o conhecimento é construído com experiências múltiplas, já que saberes isolados não têm utilidade no mundo moderno. “No UniSALESIANO, unimos todas os conteúdos em experiências multidisciplinares, que dão ao nosso aluno uma visão concreta de como utilizar todo os conhecimentos adquiridos em múltiplas disciplinas”, concluiu.