Três trabalhos foram apresentados no 14º Congresso Internacional de Nutrição Funcional por um grupo de alunas do 8º termo do curso de Nutrição do UniSALESIANO. O evento, promovido entre os dias 13 e 15 de setembro, em São Paulo, é considerado o maior da área em território nacional.
As acadêmicas Jéssica Gonçalves Pardini, Natali Daiane Rodrigues, Nathália Teixeira de Souza e Isabela Contel Poletti desenvolveram projetos voltados a dois campos nutricionais: com as PANCs, que são plantas alimentícias não convencionais; e um estudo realizado com crianças autistas, tendo como objetivo identificar seus perfis nutricionais.
A docente do curso de Nutrição, Drielly Rodrigues Viudes, responsável pela coordenação dos projetos, disse que eles foram apresentados em formato de pôster e que serão publicados nos anais (online) do congresso.
“Dois trabalhos foram realizados com as PANCs encontradas na própria universidade (Bunchosia glandulífera e caferana) e em produtores rurais locais (Panchira glabra Pasq, castanha do maranhão). Com base nessas plantas, foram desenvolvidos um sorvete e uma barra de cereal”, explicou Drielly.
Segundo a orientadora, mesmo não sendo conhecidas pela maioria da população, essas plantas apresentam elevado conteúdo nutricional e, por serem de fácil cultivo, o acesso torna-se facilitado. “Podem ser encontradas em quintais e na área urbana”, completou.
O terceiro trabalho apresentado foi realizado com autistas da AMA (Associação de Amigos do Autista). “As crianças foram avaliadas por meio de peso, altura e IMC (índice de massa corporal)”, explicou.
Além da apresentação dos trabalhos, as alunas participaram de palestras com profissionais nacionais e internacionais que trouxeram conteúdo científico atualizado, de qualidade e vivência na prática clínica, esportiva e fitoterapia com a visão funcional. “Elas também visitaram a ‘Feira de Exposição’ do congresso, que teve novos produtos e novidades na área de nutrição”, concluiu.