O software denominado SACI (Sistema de Análise de Curvas de Isodose) desenvolvido pelos estudantes Eglauco Felipe Melo e André Luís Pavan Porto, do 6º termo do curso de Engenharia da Computação, recebeu premiação da organização do 15º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica – SICT-2013 -, promovido pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC, na capital paulista, nos dias 9 e 10 de outubro de 2013.
O prêmio foi concedido como Menção Honrosa, entregue aos 10 primeiros colocados dentre todos os concorrentes.
O trabalho premiado está publicado no Boletim Técnico BT/36, da FATEC (ISSN 1518-9082), na página 128, edição especial, sob o título Os Desafios da Integração das Tecnologias, tema integrante da área de Tecnologia da Informação. Para apresentação nesta 15ª edição do evento, foram selecionados 140 trabalhos de um total de 262 propostas inscritas, vindas de 62 instituições de ensino superior dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Todos os trabalhos foram avaliados por pelo menos dois revisores técnicos, com título de doutor ou mestre, interno ou externo à Instituição. Os trabalhos selecionados ainda passaram por uma etapa de correção, antes que seus resumos fossem finalmente aprovados para publicação no Boletim Técnico da FATEC-SP, na Edição Especial SICT-2013. A taxa final de aceitação foi de 53,4%, o que indica o alto nível dos trabalhos selecionados, uma vez que a grande maioria dos trabalhos submetidos era de excelente qualidade.
A pesquisa conta com a orientação do professor Dr. Marco Antônio Rodrigues Fernandes, que ministra aulas nos cursos de Engenharia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba e é docente do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu. O tema foi idealizado para atender às necessidades dos serviços de radioterapia que não possuem sistema computacional para determinação da dose de radiação em volumes mamários de pacientes submetidas a procedimentos de radioterapia em câncer de mama.
O software desenvolvido pelos pesquisadores foi analisado em casos clínicos de pacientes em tratamento no Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e no Serviço de Radioterapia do Hospital Estadual Manoel de Abreu, de Bauru.
Graças a uma fácil linguagem computacional e rotinas de otimização de cálculos, o SACI proporcionou importante redução no tempo de aplicação do tratamento, realizado pelos físicos médicos dos serviços, além de identificar com maior precisão as regiões e pontos quentes (altas doses) e pontos frios (baixas doses) no interior do volume irradiado. Com uma distribuição mais homogênea da dose de radiação, os efeitos deletérios da radioterapia, tais como a radiodermite, são significativamente minimizados.
Os pesquisadores continuam trabalhando no aprimoramento do sistema computacional, visando a viabilizar o software para aqueles serviços que atendem exclusivamente aos pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) e que não dispõem de condições financeiras para aquisição dos sistemas importados e de alto custo.