A Liga Estudantil de Combate à AIDS – LECA, formada a partir dos trabalhos acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu neste sábado, na unidade I da Instituição, o I Simpósio sobre Atualização, Prevenção e Tratamento das DST/AIDS.
A abertura foi feita pela Profª Gisele Clemente Sailer, que falou sobre a idéia de realizar o evento e sobre o surgimento da Liga.
O simpósio foi realizado na Capela/Auditório São Domingos Sávio e constou da realização de duas importantes palestras. A primeira, sobre o tema Atualização em DST/AIDS, foi proferida pelo Dr. Daniel Martins Ferreira Junior, médico infectologista do Ambulatório DST/AIDS em Araçatuba.
Na segunda parte da manhã o Prof. Wandyr Zafalon Junior, docente do curso de Enfermagem do UniSALESIANO, abordou o tema AIDS: O Pré-Conceito e a Humano-Deficiência. Zafalon é psicólogo da Caminhos – Clínica de Psicologia, professor de psicologia e pós-graduado em Psicossomática pela FACIS – Faculdade da Ciência da Saúde, de São Paulo.
A parte final do simpósio foi reservada para o depoimento prestado pelo portador de HIV, Sérgio Luís Monteiro, que através de uma mensagem de esperança falou sobre a sua convivência com a doença.
A arrecadação obtida com a realização do simpósio será revertida em litros de leite que serão doados às ONGs AVA e AAVIDA, ambas de Araçatuba.
Dr. Daniel Martins Ferreira Junior: abordagem sobre atualização em DST/AIDS