Começou nesta sexta-feira, às 9 horas, no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO, o seminário Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional Visando ao Desenvolvimento Sustentável – A Dimensão Política.
O evento, que termina neste sábado, está sendo realizado através de uma parceria entre a Instituição, a Universidade de São Paulo (USP) e a Cooperativa do Pólo Hidroviário de Araçatuba – Agência de Desenvolvimento Regional (Cooperhidro), com o apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
A abertura foi feita pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO. “Esta é uma manhã extraordinária para todos nós. Falar da USP é como falar do Vaticano, que são sinônimos de tradição e confiabilidade”, disse, ao iniciar suas palavras.
Ele parabenizou o grupo de educadores e profissionais da USP que se apresentaria durante o evento e pediu aplausos para eles. Lembrando que no domingo se comemora o Dia dos Pais, pediu, também, bênçãos para todos aqueles que são pais e que se encontravam na platéia.
O Pe. Luigi relatou que em visita que fez a Roma, em julho, onde participou de um encontro internacional que reuniu cerca de 60 representantes de instituições salesianas de dezenas de países, ouviu uma interessante palestra a cargo de um renomado professor de Barcelona. Segundo o apresentador, o mundo e as universidades passaram por grandes transformações nos últimos 20 anos. A primeira se relacionava às novas tecnologias surgidas e a segunda se referia exatamente à questão energética.
“Portanto, este evento está tocando em um ponto nevrálgico sobre o qual todos nós devemos refletir, que é a questão da necessidade de se buscar novas alternativas energéticas, principalmente as que podem vir de fontes renováveis”, disse ele. “Já assistimos à Revolução Industrial e agora estamos vivenciando a era da revolução tecnológica”, concluiu.
O Prof. Dr. Miguel Edgar Morales Udaeta, da Escola Politécnica da USP e coordenador do projeto PIR/USP, falou da satisfação de sua equipe por participar de um evento desta magnitude com foco na discussão sobre energias alternativas. Por sua vez, Carlos Antonio Farias de Souza, presidente da Cooperativa do Pólo Hidroviário de Araçatuba – Agência de Desenvolvimento Regional (Cooperhidro), lembrou que os universitários podem ajudar na discussão dessa questão. Ele também enalteceu a parceria entre as instituições e o interesse delas para a realização de um evento sobre um dos temas que mais ocupam o tempo de acadêmicos, técnicos e profissionais da área e governantes.
Nesta sexta-feira, pela manhã, foram realizadas as seguintes palestras: às 9h30, Introdução a Fontes Renováveis e Não Renováveis de Energia e Histórico da Energia Elétrica no Brasil, a cargo de Giuliano Pierre Estevam, professor titular do Departamento de Telecomunicações do UniSALESIANO; às 10h, O Novo Cenário de Desenvolvimento da Região, proferida por Carlos Antonio Farias de Souza, presidente da Cooperhidro; às 10h15, Parcerias e Cooperação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentada pelo Dr. Jaime José da Silva, vereador da Câmara Municipal de Araçatuba; e às 11h30, O Planejamento Integrado de Recursos Energéticos – PIR – na Região Administrativa de Araçatuba, a cargo do Dr. Miguel Edgar Morales Udaeta, professor do IEE/USP e GEPEA/EPUSP e coordenador do PIR.
Após o almoço começaram os módulos de treinamento que continuam a ser desenvolvidos até este sábado, ao meio dia.
Clique aqui para a acompanhar na íntegra a programação do evento.