O auditório “João Paulo II”, no campus do Centro Universitário UniSALESIANO de Araçatuba, ficou lotado por professores, coordenadores e representantes de alunos, no último dia primeiro de fevereiro, durante a Reunião Plenária Conclusiva da Semana Pedagógica do UniSALESIANO. A palestra principal do dia foi ministrada pelo padre Afonso de Castro, que falou sobre alguns traços da pedagogia e da espiritualidade de S. João Bosco.
A reunião foi iniciada às 7h30 da manhã com um Momento de Oração conduzido pelo diretor geral do UniSALESIANO, padre Luigi Favero. Depois da exibição do vídeo “Os Milagres de Jesus – Jesus Acalma da Tempestade”, padre Luigi falou sobre as tempestades que acontecem na vida de todos, muitas vezes envolvendo familiares e a vida profissional. Ele lembrou que, como aconteceu com os apóstolos, também nós temos alguém superior – que é Deus Pai, Filho e Espírito Santo – e que anda na barca de nossa vida para acalmar as tempestades.
Ao anunciar o palestrante do dia, padre Luigi agradeceu e destacou a importância do padre Afonso de Castro na construção do campus universitário do UniSALESIANO de Araçatuba. O campus foi inaugurado em 2006 e na época padre Afonso era o presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso.
Durante a palestra, padre Afonso de Castro destacou a principal característica de Dom Bosco, fundador dos Salesianos: a sabedoria, animada pela caridade. Segundo ele, Dom Bosco viveu e experimentou para poder descobrir os valores e o poder educativo de sua vivência. Daí surgiu o Sistema preventivo de Dom Bosco, que quis o bem dos jovens em todas as dimensões: humana, emocional, afetiva, intelectual, profissional e espiritual. O Bem completo.
Depois da palestra, padre Luigi informou a todos sobre a inauguração do novo prédio do centro universitário UniSALESIANO de Araçatuba, marcada para o próximo dia 10 de fevereiro, às 9h. Também foram tratados assuntos de grande importância para o ano acadêmico, como os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Manual de Orientação Metodológica para Trabalhos Acadêmicos e Revista Universitas.
Na sequência dos trabalhos de encerramento da Semana Pedagógica, a professora Rossana Cabrera apresentou os resultados de uma pesquisa realizada durante a 2ª Semana de Cultura e Cidadania do UniSALESIANO, que ocorreu entre 12 e 14 de setembro do ano passado.
As professoras Carla Komatsu e Cláudia Lopes falaram sobre as atividades do Comitê de Ética e Pesquisa do Humanos (CEP) do UniSALESIANO, que funciona desde 2007 e tem como missão “a defesa dos interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade, de acordo com os valores éticos-cristãos”. O Comitê, autorizado em cumprimento à Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) passou por uma reformulação para adaptar-se ao novo sistema para registro de pesquisas.
A professora Ana Carolina Frade Gomes discorreu sobre a Avaliação Institucional que é realizada anualmente pelo UniSALESIANO, através da Comissão Própria de Avaliação.
O encontro foi encerrado pelo vice-diretor, professor André Ornellas, que fez a entrega do calendário escolar deste primeiro semestre de 2014 e apresentou a distribuição das salas de aula nos três prédios que compõem o campus universitário. A Semana Pedagógica do UniSALESIANO foi iniciada no último dia 29 de janeiro e teve reuniões também nos dias 30 e 31. As aulas do UniSALESIANO para os alunos veteranos começaram nesta segunda-feira, 3 de fevereiro.