A 3ª Semana do Farmácia, iniciada nesta terça-feira, pela manhã, no Auditório 19 do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, vai discutir a abrangência de atuação dos profissionais ligados à área, que reúne setores como os de medicamentos, análises clínicas e toxicológicas, alimentos e atitudes empreendedoras.

A abertura solene do evento foi presidida pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, que na oportunidade estava acompanhado da coordenadora da área, a professora Dra. Ana Carolina Lima Frade Gomes, e de um colegiado de professores. Um pouco antes, houve uma apresentação musical a cargo do Coral Infantil da Uniesp, que ao interpretar inicialmente a canção “Asa Branca”, prestou uma homenagem ao compositor Luiz Gonzaga, que se estivesse vivo estaria completando o seu centenário de nascimento.

Dirigindo-se à plateia, o Pe. Luigi falou sobre a história da farmácia no mundo e no Brasil, destacando que o farmacêutico deveria reunir em si a figura do médico, do sacerdote e do psicólogo. E comentando o tema, disse que os alunos devem ser empreendedores, convidando amigos para estudar Farmácia no UniSALESIANO, pois o campo da saúde na Instituição é muito forte, diante do MEC e da sociedade. Em seguida, prestou homenagem aos professores, pela passagem nesta segunda-feira do dia a eles dedicado.

A coordenadora do curso de Farmácia, professora Dra. Ana Carolina Lima Frade Gomes, agradeceu a mensagem do diretor geral, Pe. Luigi, e o apoio e incentivo sempre prestados pela Direção da Instituição. Estendeu os reconhecimentos também aos docentes, aos acadêmicos e aos patrocinadores do evento. Ao lembrar que a 3ª. Semana de Farmácia representa um complemento à formação acadêmica, citou que “atitudes empreendedoras devem fazer parte do nosso dia a dia, para a solução de problemas com criatividade e inovação”.

Por último agradeceu o palestrante, Dr. Rafael Victório Carvalho Guido, farmacêutico bioquímico graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, pela presença em Araçatuba e pela generosidade em compartilhar sua experiência como farmacêutico pesquisador. Em seguida, ele abordou o tema Planejamento e desenvolvimento de fármacos.

O evento terá continuidade com a seguinte programação: nesta quarta-feira, dia 17, às 8 horas, a Dra. Rosa Maria Pitta Fernandes Garcia falará sobre Análises toxicológicas na elucidação de crimes. Na quinta-feira, às 8 horas, a Dra. Flávia Camila Lavoyer Paganotti apresentará o tema Farmacêutico hospitalar: atitudes empreendedoras, e às 9h15, o Dr. Samuel Fleury de Passos Junior fará uma exposição sobre Gestão e inovação na indústria farmacêutica. Na sexta-feira, encerrando o evento, a partir das 8h30 o Dr. Laerte Nivaldo Aranha enfocará o tema Análises clínicas: desafios em diagnóstico laboratorial.

Ao final de cada programação de palestras, que prosseguirão até o dia 19, sempre no período da manhã, haverá uma mesa redonda e apresentação de trabalhos acadêmicos.