A 4a. Semana de Comunicação, do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, começou nesta terça-feira pela manhã com um convidado especial: Tiago Barreto, publicitário e redator da Agência Young & Rubicam. Durante quase duas horas ele proferiu a palestra de abertura do evento e encantou a platéia com a exibição de dezenas de comerciais muito criativos produzidos por sua empresa, cujo presidente é o publicitário Roberto Justus, e por agências de todo o mundo, vários deles premiados em concursos internacionais, como o tradicional Festival de Cannes, na França.
Barreto é o responsável pela criação de campanhas famosas como as das Casas Bahia, H. Stern, Caninha 51, Senac e Fotoptica. Ele é, também, especialista em roteiros de curtas e longas-metragens e autor do livro Vende-se em 30 Segundos – Manual do Roteiro para Comerciais de TV.
A abertura solene da 4a. Semana de Comunicação foi feita pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, na Igreja Universitária. Em seu pronunciamento ele destacou a presença de estudantes secundaristas e homenageou um grupo de alunos do curso de Publicidade e Propaganda do UniSALESIANO que ficou em segundo lugar no concurso nacional de jingles Fest´ Up, promovido anualmente pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), de São Paulo. Ele agradeceu, ainda, as presenças da colunista Célia Villela, do Jornal Folha da Região, e do prefeito municipal de Nova Luzitânia, Laerte Aparecido Rocha.
O evento prosseguirá na quarta-feira com a realização de três oficinas. A primeira terá como tema a animação em flash, a ser conduzida por Fernando Chade de Grande, da MVP Produtora de Vídeo. A segunda abordará a produção de jingles para rádio, a cargo dos professores Patrícia Mendes e José Vital, e a terceira versará sobre fotografia digital, a ser ministrada por Clayton Kan.
Cerca de 500 pessoas assistiram à palestra, cujo tema geral foi a criatividade em propaganda. Dos presentes, 200 alunos eram do Terceiro Colegial de três escolas estaduais de Araçatuba, que foram convidados para visitar os laboratórios do curso, como a agência escola e o laboratório de fotografia e rádio.
O jornalista Fernando Sávio, coordenador do evento, destacou que os alunos elogiaram muito a palestra do Tiago Barreto e que depois da apresentação muitos o procuraram para conversar sobre a carreira de publicitário. “Essa é exatamente uma das propostas da semana, ou seja, aproximar o aluno do profissional do mercado, ligando a teoria à prática”, disse.
O evento prossegue nesta quarta-feira com a realização de três oficinas. A primeira terá como tema a animação em flash, a ser conduzida por Fernando Chade de Grande, da MVP Produtora de Vídeo. A segunda abordará a produção de jingles para rádio, a cargo dos professores Patrícia Mendes e José Vital, e a terceira versará sobre fotografia digital, a ser ministrada por Clayton Kan.
Nesta quinta-feira, dia 4, a publicitária Aline Denofre Berti, da Agência Pontual Propaganda, apresenta case seguido de mesa redonda sobre o tema Evolução do Luxo e o Poder das Marcas.
Além do Pe. Luigi Favero, também integram a Comissão Organizadora do evento o Prof. André Luís Ornellas, Vice-Diretor da Instituição, e o Prof. Fernando Sávio, coordenador do Curso de Comunicação Social.
Todas as atividades começam às 19h30. Clique aqui e acompanhe na íntegra a programação da 4a. Semana de Comunicação do UniSALESIANO.