Formar profissionais com grande capacidade técnica e, acima de tudo, voltados a um compromisso social. Esse é de um dos objetivos do UniSALESIANO Araçatuba que foi colocado em prática pelos alunos do 1º termo do curso de Enfermagem, no primeiro semestre deste ano.
O grupo promoveu trabalhos relacionados à saúde ambiental com a comunidade de Araçatuba, Birigui, Braúna, Avanhandava, Mirandópolis e Guzolândia, como parte da conclusão do desenvolvimento do conteúdo programático da disciplina de Saúde Ambiental, ministrada pela Profª. Gislene Marcelino, com coordenação da Profª. Cláudia Cristina Cyrillo.
“No desenvolvimento das atividades educativas os alunos utilizaram metodologias ativa propícias às comunidades participantes, socializando o conhecimento a respeito da importância da preservação do meio ambiente para uma melhor qualidade de vida”, explicou Cláudia.
Ela ressalta que a abordagem holística de saúde é o princípio para a harmonia de indivíduos com o universo que os rodeia, a partir de processos de educação em saúde.
Conforme o cronograma, os alunos realizaram 11 ações entre os dias 23 de março a 5 de maio, com os temas: solo, lixo, água, esgoto e ar/atmosfera.
Atividades como exposição dialogada e visual, dinâmicas, distribuição de brindes, gincanas, plantio de mudas, apresentação de teatro, entre outras, foram feitas em escolas estaduais e municipais, hospitais, entidades assistenciais e centro educacionais da região. “Atividades como essas são de extrema importância para a comunidade acadêmica, pois os alunos puderam vivenciar na prática o que é desenvolvido em sala de aula”, concluiu a coordenadora.