Os Salesianos de Dom Bosco, da Presença Salesiana de Araçatuba, participaram do encontro da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) na Diocese de Araçatuba, no último domingo, dia 16. Realizada no Templo Votivo Nossa Senhora de Fátima, em Birigui, a reunião congregou religiosos de diferentes institutos para celebrar a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, agradecer pelas vocações e partilhar experiências sobre a missão desenvolvida pelas congregações.
Entre os participantes esteve o Reitor do UniSALESIANO e Diretor da Presença Salesiana em Araçatuba, Pe. Paulo Vendrame. A presença dos Salesianos levou ao encontro o carisma de Dom Bosco, marcado pela dedicação à juventude, à educação e à criação de ambientes de acolhida, formação e evangelização.
Além dos Salesianos, o encontro contou com representantes dos Frades Capuchinhos, das Irmãs Orionitas, das Irmãs Apóstolas, das Irmãs Claretianas e dos Padres Claretianos. Histórias, formas de consagração e carismas distintos estiveram unidos pela fé cristã e pelo compromisso com o serviço ao próximo.
MISSÃO
A convivência possibilitou a troca de experiências entre os institutos e reforçou a compreensão de que, embora cada congregação possua identidade e missão próprias, todas colaboram para a construção do Reino de Deus.
A celebração da Assunção de Nossa Senhora conduziu as reflexões sobre o sentido da vocação religiosa. Maria foi apresentada como exemplo de disponibilidade, serviço e fidelidade ao chamado de Deus, mesmo diante das dificuldades encontradas ao longo do caminho.
As reflexões também aproximaram o “sim” de Maria dos muitos “sins” pronunciados diariamente pelos religiosos e religiosas. A vocação, conforme destacado durante o encontro, não se limita à decisão tomada no início da caminhada, mas se renova continuamente por meio da oração, da convivência comunitária, das escolhas cotidianas e do serviço às pessoas.
CELEBRAÇÃO
A Eucaristia integrou a programação e reuniu os participantes em torno da fé. Após a celebração, religiosos e religiosas compartilharam uma refeição e momentos de convivência, diálogo e troca de experiências.
O encontro evidenciou a riqueza da diversidade existente entre as congregações. Assim como a luz atravessa diferentes partes de um vitral e compõe uma única imagem, cada instituto preserva sua identidade e seu carisma, ao mesmo tempo em que participa de uma missão comum.
A programação também promoveu uma reflexão sobre a vida consagrada como expressão de gratuidade, entrega e presença junto às pessoas. Uma missão que não se mede apenas por números ou resultados, mas principalmente pela capacidade de acolher, acompanhar e servir.
Ao final, a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora voltou a inspirar a mensagem do encontro, que convidou cada congregação a preservar seu próprio carisma e, ao mesmo tempo, reconhecer nas demais formas de consagração diferentes caminhos para a realização de uma mesma missão.
Para os Salesianos de Araçatuba, a participação reafirmou a atualidade do legado de Dom Bosco e sua contribuição para esse mosaico de vocações reunido em Birigui.