A palestra principal do primeiro dia do 2º C.I.T.E. (Congresso Internacional de Tecnologia na Educação) no UniSALESIANO, ministrada pelo geofísico Sérgio Sacani, surpreendeu os inscritos no evento, que teve início na noite de quinta-feira, dia 13 de outubro, através do site www.congressounisalesiano.com.br.

Com o tema sobre IA – Inteligência Artificial aplicada na educação, o criador do canal “Space Today” e do podcast “Ciência sem Fim”, Sacani mostrou que essa tecnologia já está sendo aplicada de uma maneira muito intensa na área educacional, causando impactos na sociedade mundial.

Além disso, Sacani aconselhou todos a aprenderem a programar, pois já há, no mundo, um déficit de 400 mil programadores. “Isso eu falo para todos. Independente do que está cursando, da sua profissão, aprendam a programar”, incentivou.

Entre outros assuntos, o palestrante citou sobre os caminhos da exploração espacial, astronomia, entre outros. A palestra foi moderada pelo Coordenador do Departamento de Comunicação e Marketing do UniSALESIANO Araçatuba, Prof. Maikon Malaquias, e pela Coordenadora dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, em Lins, Profª. Máris Vendrame.

SOLENIDADE

A solenidade de abertura do Congresso foi transmitida do Comulti – Complexo de Multimídia da Instituição, especificamente, da sala de Podcast. Contou com a presença de membros da Reitoria: Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB (Reitor e Diretor-Geral do campus de Lins); Pe. Erondi Tamandaré, SDB (Vice-Reitor e Diretor-Geral do campus de Araçatuba); Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB (Pró-Reitor de Pastoral), e o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas.

O evento online iniciou com a apresentação cultural, com um poket show do cantor Frank Aguiar. Em seguida, foi realizada a execução do Hino Nacional, com o discurso do Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso e Chanceler do UniSALESIANO, Pe. Ricardo Carlos, SDB.

“Somos desafiados a avançar nos trabalhos atrelados às máquinas inteligentes, sobretudo, no que tange à garantia da educação contemporânea, capaz de romper com os modelos tradicionais, obsoletos, para construir uma educação abrangente”, disse, ao ressaltar ser necessário oportunizar uma educação empreendedora, como acontece com o C.I.T.E. do UniSALESIANO.

O Pe. Oscar Lozano, SDB, Coordenador Geral das IUS – Instituições Salesianas de Educação Superior, lembrou dos números da 1ª edição do Congresso, com a participação de dezenas de países e mais de 15 mil pessoas. “Uma repercussão importante no mundo da educação e no ensino superior. Entre os grandes desafios que temos, em todos os momentos, são: da linguagem tecnológica, comunicação e linguagem e de tantos outros recursos, além da necessidade de compreensão”, frisou.

Por sua vez, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, citou que o evento é de grande importância porque a educação é o alicerce para o desenvolvimento de uma nação. E a tecnologia, segundo ele, se bem utilizada, alavanca, de uma maneira extraordinária, o processo de ensino-aprendizagem. “Uma universidade inteligente investe em tecnologia para tornar o aprendizado cada vez mais interessante e dinâmico”, completou.

O Diretor-Geral do UniSALESIANO Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, lembrou que o fundador dos salesianos, São João Bosco, foi um grande educador e comunicador, transmitindo, até hoje, a herança da educação, não somente aos salesianos, mas também aos educadores e todos que passam pelas casas salesianas.

“É a sensibilidade aguçada ao tempo. E o Congresso é uma sensibilidade ao tempo e responde às questões atuais. Na pandemia, ficamos isolados de uma forma, mas nos desenvolvemos em outra forma de se relacionar, uma nova experiência para nós”, explicou, ao frisar que, no UniSALESIANO, os profissionais são formados para a sociedade. “É um dom perfeito de Deus, que se realiza e se concretiza no meio de nós.”

O evento também teve a benção do Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo. “O projeto educativo salesiano nasce no coração de Dom Bosco. Com o Congresso, queremos nos colocar, antes de tudo, numa atitude de coração, e agradecer a Deus, que nos inspirou”, concluiu.

IVAN MORÉ

O último dia de Congresso, 14 de outubro, terá a presença do jornalista Ivan Moré, com a palestra “Desobediência Produtiva”, a partir das 19h30, e mais 90 palestras nas áreas de saúde, sociais, tecnológicas e exatas. Mais informações pelo site – www.congressounisalesiano.com.br